Não Classificado

Semana de TCCs de Jornalismo agita Unasp-EC

Uma das semanas mais populares do ano letivo no Unasp-EC é quando os alunos de Comunicação Social e Jornalismo apresentam seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) aos professores e amigos.

Texto: Redação

Uma das semanas mais populares do ano letivo no Unasp-EC é quando os alunos de Comunicação Social e Jornalismo apresentam seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) aos professores e amigos. Semana passada, nove produtos de Jornalismo foram apresentados à banca avaliadora na capela do Residencial Feminino durante a noite.

As modalidades feitas este ano são dois livros-reportagem, três videodocumentários, uma monografia, uma revista, um radiodocumentário e um livro-aplicativo. O objetivo dos TCCs é capacitar o aluno no nível máximo de aprendizagem para o mercado de trabalho, sendo esta a prova final. O coordenador do curso de Jornalismo, Ruben Holdorf, falou aos alunos presentes no encerramento da semana sobre a importância de realizar esta última etapa com dedicação.

Entre os trabalhos apresentados, a formanda Bruna Perales, juntamente com seu grupo de quatro pessoas, decidiram fazer um radiodocumentário falando sobre os trabalhos musicais na Avenida Paulista, em São Paulo. “Foi um verdadeiro aprendizado todo o processo, desde o embasamento teórico até as gravações em São Paulo”, conta Bruna.

“Este ano tivemos trabalhos de altíssimo nível. Gostei muito de ver meus colegas realizando grandes projetos e um até inovador, como o livro-aplicativo”, aponta Bruna. A nova modalidade livro-aplicativo, que pode ser obtida através de um aplicativo em smartphones, foi produzida pelas alunas Jenny Vieira e Bárbara Oliveira.

                A estudante Bárbara comemora o fato de ter passado o ano desenvolvendo um trabalho tão atual. “Foi necessário muita dedicação para chegarmos ao resultado que foi exposto. Apresentar um projeto novo sempre gera um pouco de ansiedade, mas estávamos confiantes daquilo que tínhamos produzido”, completa. As alunas produziram o livro com histórias inspiradoras de conversão de diferentes pessoas da IASD.

Independente do projeto, o resulto e a gratidão é a mesma por parte dos “quase” jornalistas. “O retorno dos amigos foi muito bom, além das observações da banca que nos ajudaram a aprimorar ainda mais o material”, conclui Bárbara. Já Bruna carrega a emoção de mais uma etapa concluída. “Sinto-me feliz e capacitada, pois esse trabalho foi desafiador”, finaliza.

            Na quarta e quinta-feira desta semana começam as apresentações dos TCCs de Publicidade e Propaganda para a banca avaliadora e convidados, na capela do Residencial Feminino, às 19h30.

Veja mais