Acontece no UNASP

Semana de Oração do UNASP Engenheiro Coelho enfatiza a vida de Jesus

Semana de Oração contou com dois momentos especiais: nove dias de culto para igreja, além de cinco cultos para os universitários.

Texto: Laura Rezzuto | Edição: Theillyson Lima

A semana de oração do UNASP campus Engenheiro Coelho realizou entre os dias 6 a 13 de maio com o título “É tudo sobre Jesus”. A programação especial ocorreu na igreja do campus e foi a ocasião perfeita para celebrar, relembrar o verdadeiro significado da vida e convidar as pessoas para se entregarem por completo a Jesus. 

Semana de Oração teve mensagens do pastor Isaac Malheiros.
O pastor Isaac Malheiros foi o responsável pelas mensagens da Semana de Oração. Foto: Divulgação/UNASP

Foram nove dias de pregação intensa, que contaram com o envolvimento de membros da igreja, alunos e funcionários do UNASP. A programação para a igreja durou de sexta-feira (6) até sábado (14) e versou no livro de Lucas. Já a programação para os universitários contou com cinco cultos, com a temática “E se Jesus não tivesse nascido”.

Isaac Malheiros, pastor na área educacional desde 2005 e atualmente professor de Teologia do UNASP, foi o responsável pelas mensagens e contou como foi participar dessa programação preparada especialmente para os universitários. “Eu fui aluno do UNASP há 20 anos. De certa forma, eu posso dizer que fui impactado nesse lugar, nessa igreja e para mim, é uma viagem no tempo. Por isso, eu espero, se Deus quiser, ter provocado o mesmo efeito nesses alunos que estão participando da semana de oração”, ressalta.

Ao longo da semana, o orador retratou a respeito de vários fatos que comprovam o caráter amoroso de Deus, assim como diversos episódios marcantes de sua vida e lições que os alunos puderam extrair. Para tornar o envolvimento dos participantes mais ativo, Isaac interagiu através das redes sociais do UNASP, tirando dúvidas e esclarecendo melhor o tema da semana. 

Para o estudante de Teologia, Thiago Bezerra, o evento o induziu, consideravelmente, na sua vida espiritual. “Esse encontro diário tem me proporcionado uma oportunidade de louvar e ler a Bíblia com os meus amigos durante a semana. Eu achei a didática tão bacana, que realmente me fez refletir no que teria acontecido se Jesus não tivesse nascido”, avalia.

Durante as programações, vários alunos da instituição participara, verdadeiramente comprometidos em mostrar tudo sobre Jesus. Além do mais, o estudo da Bíblia e a pregação da Palavra de Deus trouxeram esperança, conforto e um novo direcionamento para todos que estiverem presentes.  

Os ,omentos de louvor foram dirigidos por músicos e estudantes. Foto: Divulgação/UNASP

De acordo com o pastor Isaac, fazer o universitário refletir e parar um pouco a rotina para pensar nos aspectos espirituais, é importante, já que nas capelas eles entram em contato com informações e argumentos. “Ter um vislumbre sobre quem é Jesus e saber o efeito que Ele teve na história da humanidade pode levar a pessoa a pensar: e que impacto ele pode ter na minha vida individual? Então, redescobrir a grandiosidade de Jesus faz toda a diferença”, explica.

Já para a universitária Sarah Chacchi, estudante de Administração, a semana proporcionou um desacelerar da rotina. “Eu posso definir essa semana de oração em uma frase: um resgate da identidade cristã. Nela eu pude sentir um certo pertencimento à Deus e muita reflexão. Além de que pude entender que Cristo atua de muitas formas, tantas quanto for preciso para nos alcançar”, esclarece.

Resgate da identidade cristã

A semana de oração é um ponto alto do calendário letivo. Essa, em especial, foi planejada nos últimos meses pela Direção Espiritual do UNASP, assim como a escolha do pregador, que vem com uma grande bagagem do ministério educacional. O pastor Isaac buscou unir em todo momento as características de ter uma linguagem interessante, descontraída, bem-humorada e que chama o jovem para a responsabilidade. 

Essa programação não poderia ter finalizado de uma forma melhor. Na sexta-feira (13), às 19h00, houve o lava-pés e o culto teve continuidade com a participação do Coral UNASP, Santa Ceia e encerrou com um lindo batismo . 

A aluna de Psicologia Gabrielle Gonçalves conta como foi o sentimento e o motivo pelo qual esse dia foi tão importante. “Sempre após as santas ceias, eu fico muito reflexiva. Porém, essa santa ceia foi muito especial. Estar junto com os meus amigos, naquele lugar, o clima, tudo colaborou para eu ter a melhor comunhão com Deus. E a mudança que eu percebi, foi que, precisamos dar valor para a morte de Cristo, por isso a santa ceia está aí, justamente para nos lembrarmos do amor Dele”, conta.

Para o pastor Isaac, o sentimento proporcionado pela semana de oração foi de muita felicidade. “Eu trabalho com jovens a minha vida inteira, e hoje, raramente nós podemos ver eles se reunirem em torno de Deus. Eles se reúnem em torno de tanta coisa, mas o meu coração fica transbordando de alegria ao ver o pessoal interessado e perguntando depois. Saber que Deus me usa nesse aspecto, para mim, não tem preço e não salário que pague”, finaliza.

Jesus nas profissões

Além das atividades espirituais, os cursos de graduação do campus de Engenheiro Coelho também se fizeram presentes durante a programação da semana de oração. Estandes, cartazes e exposições no hall da igreja foram montados por docentes e estudantes com o intuito de mostrar a relação entre Jesus e as diversas áreas do conhecimento. 

Desse modo, a comunidade e os estudantes ouviram um pouco mais sobre como Jesus impactou cada profissão. Tal exposição gerou uma aproximação mais clara e didática entre religião e ciência aos que frequentaram os cultos. “Eu gostei de ver como Jesus influencia em cada curso, principalmente na área de comunicação, a qual eu estudo. Isso nos dá um novo foco e motiva a usar nossa habilidades profissionais para Deus”, conta Lucas Pazzaglini, estudante de Jornalismo.

Cursos fizeram exposições sobre como Jesus impactou as profissões. Fotos: Aicom

Planos de ação da direção espiritual 

No momento, o campus está vivendo em um contexto de pós-pandemia, por isso, a flexibilização em termos de cultos presenciais, ações de rua e serviços de voluntariado é bem significativa em relação aos tempos vividos nos últimos dois anos. De acordo com este fato, a proposta da direção espiritual tem a ver com esta atualidade. 

Segundo Wendel Lima, pastor e diretor espiritual do UNASP, a direção tem revitalizado o culto de sexta-feira entre internos e externos. “Buscamos proporcionar às pessoas uma experiência significativa de adoração no culto de sexta, que é o ponto alto dos cultos que tem ocorrido no internato. Nós nos preocupamos com cenário, iluminação e equipe técnica, tudo para as pessoas poderem se aproximar de Deus de uma forma melhor”, explica. 

As programações espirituais do campus tem incluído pedidos e agradecimentos, exposições no hall da igreja, convidados especiais, grupos de louvor excepcionais, dinâmicas pensadas especialmente para os alunos e muito trabalho na divulgação destes eventos, para que desta forma, a guarda do sábado seja muito bem apreciada.

Semana de Oração também contou com batismos.
Batismos também fizeram parte da programação das Semana de Oração. Foto: Divulgação/UNASP

Veja mais