Acontece no UNASP

Conheça a programação da XX Semana de Tradutor e Interprete do Unasp em Engenheiro Coelho

O evento contará com o lançamento de um livro de poesias escrito por professores dos cursos. As atividades da XX Semana de Letras e Tradutor e Interprete acontece entre os dias 4 e 7 de novembro. O evento é tradição no Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), campus Engenheiro Coelho e terá a temática […]

Texto: Gisele Calisto

O evento contará com o lançamento de um livro de poesias escrito por professores dos cursos.

As atividades da XX Semana de Letras e Tradutor e Interprete acontece entre os dias 4 e 7 de novembro. O evento é tradição no Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), campus Engenheiro Coelho e terá a temática “Linguagem Líquida: Inteligência Artificial, Ambiguidade e Potência”.

A semana é um momento acadêmico onde os alunos tem a oportunidade de sair da sala de aula para ouvir outros professores e trocar experiências de pesquisas teóricas e práticas. “O momento possibilita que os universitários abram os horizontes e tenham uma interação com o que está acontecendo no atual mercado de trabalho e o que ele exige daqueles que vão trabalhar em sala de aula ou não”, afirma. Segundo a coordenadora do evento, doutora Ana Schaffer.

Programação
O programa começa segunda-feira (04) às 19h com a presença do pesquisador Heber Sales que apresentará o tema “Louvor à ambiguidade no mundo dos robôs”.

Ainda na segunda-feira (4), a Professora doutora Elize Franco e Ana Shaffer darão o II Simpósio de Práticas Interativas do Mestrado Internacional em Educação. O momento acontece no Auditório da Reitoria. O Evento que iniciou em 2017, discute em salas de aula, práticas do profissional e como é trabalhado temáticas importante como estatística, redação e tecnologia no ensino de inglês. “É interesse que o mestrado profissional dialogue com a graduação porque esse estudo só terá sucesso se houver vozes na graduação que vão alimentar o mestrado”, declara Ana Shaffer, que enxerga a abordagem do simpósio, um vislumbre da prática acadêmica. 

O convidado para a terça-feira (5) é o professor Davi Oliveira e a artista Plástica Ana Gondim que apresentará o tema “As artes do Cordel”, no Auditório do Residencial Masculino. Em seguida os alunos do curso de Letras terão uma oficina de “Literatura Engajada – entre brincar e compor no Ensino Médio”. Enquanto isso, os estudantes de Tradutor devem se dirigir ao Auditório do Residencial Feminino para uma palestra com o professor e tradutor Marco Azevedo que abordará os “Tipos de trabalhos que os clientes solicitam e competências necessárias para quem deseja trabalhar com legendagem”.

Na quarta-feira (6) a professora Gabriela Martini vai ministrar para os alunos de Letras o tema “Alteridade e escrita de si: a literatura na contramão da inteligência artificial”. Para essa noite, alunos do curso poderão relatar as atividades produzidas nas escolas públicas da região através do programa Pibid.

Para os alunos de tradutor e interprete, o campus receberá no auditório do Residencial Masculino, a professora Doutora Erika Lima com o tema “Tradução voluntária: ideias to make the word a better place”. Além disso, o evento vai receber o empresário Almiro Andrade que trabalha com tradução e legendagem e a equipe da IBM para projetos parceiros.

No último dia da Semana de Letras e Tradutor e Interprete, a professora Sonia Mastrocola vai palestrar o tema “Projeto Integrador” no Residencial Masculino. Em seguida, acontecerá a premiação dos participantes do concurso de poesia que aconteceu durante o mês de setembro. Por fim, os professores Milton Torres, Sonia Gazeta e Jobert Castro lançarão um livro exclusivamente de poesias escritas em inglês e português. A obra estará à venda no dia do lançamento.

Conheça mais o curso de Letras e Tradutor em um vídeo especial

Veja mais