Impacto Social

UNASP promove semana de Cursos gratuitos em Capivari

Mais de 1200 pessoas do município de Capivari se inscreveram para participar do projeto ADM em Ação, promovido pelo UNASP campus Hortolândia.

Texto: Gloria Barreto

Marketing pessoal; Educação financeira; Direito trabalhista; Liderança; Psicologia positiva motivacional; esses foram alguns dos temas dos cursos gratuitos que atraíram mais de 1200 participantes do município de Capivari para o projeto ADM em Ação. As palestras aconteceram entre os dias 08 e 13 de agosto, promovidos pelo curso de Administração do UNASP campus Hortolândia em parceria com a prefeitura de Capivari e o apoio da igreja adventista do município.

Aluna da graduação dando palestra
Os alunos do curso de Administração ficaram responsáveis por elaborar e apresentar as palestras.

Avaliação dos participantes

Os interessados em participar dos cursos gratuitos podiam se inscrever em uma oficina por noite. O estudante de engenharia elétrica, Gustavo Bezerra da Silva, compareceu ao projeto todas as noites e conta que pretende utilizar os conhecimentos adquiridos para entrar no mercado de trabalho. “Os temas são bem direcionados para o começo de carreira. Teve curso de entrevista, currículo, marketing pessoal e aprendi como passar uma imagem melhor sobre mim”, relatou o estudante.

Para a auxiliar administrativa, Karen Camargo, o ponto alto do evento ficou por conta das palestras motivacionais. “Consegui entender que um problema não é um problema, é uma missão ou um desafio”.  Karen explica que apesar de ter cursado administração, alguns conteúdos foram novos para ela. Sobre os novos conhecimentos adquiridos no evento, ela acrescentou: “aqueles que não vieram perderam a oportunidade de aprender um pouco mais”. 

Logo de divulgação do projeto Adm em ação
Logo do projeto Adm em Ação

Cursos gratuitos para a população

Um projeto de extensão amplia a atuação do campus universitário, uma vez que compartilha conhecimentos, pesquisas e serviços com a comunidade do entorno da instituição, beneficiando a população. Foi com esse intuito em mente que o coordenador do curso de Administração, Alex Landim, procurou a prefeitura do município de Capivari para oferecer aos servidores municipais e população essa semana de capacitação. 

Os cursos foram divulgados nas redes sociais do município e entre servidores, resultando em mais de 1200 inscrições. Uma adesão que agradou a equipe de gestores do município. “Conhecimento é tudo na vida da pessoa e eu me sinto privilegiado de presenciar as pessoas buscando conhecimento”, destacou Vitor Hugo Riccomini, prefeito Capivari.

 De acordo com o secretário de finanças e educação do município de Capivari, José Lucas de Moraes, a participação destes interessados é relevante e resulta na capacitação dos profissionais do município. “O projeto auxilia o município com mais conhecimento e uma mão de obra mais qualificada”, idealizou Moraes. 

Organizadores dos cursos gratuitos
Os cursos gratuitos do Adm em Ação aconteceram como resultado da parceria da prefeitura de Capivari, da Igreja Adventista do município e do UNASP campus Hortolândia

UNASP e a IASD envolvidos na missão

O coordenador do curso de administração avalia o apoio da igreja adventista de Capivari como essencial para a viabilização do projeto. A iniciativa, segundo ele, tem eliminado barreiras e preconceitos de quem tem receio de visitar uma igreja.

“Nós abrimos as portas poque existe essa necessidade de educação, de conhecimento e de interação entre a igreja e a comunidade. E tem sido maravilhoso esse contato”, descreveu Carlos Ladeira, pastor adventista da igreja de Capivari.

As palestras foram elaboradas e ministradas pelos alunos do curso de administração que também foram beneficiados pela experiência de ensinar.  “É um projeto é acadêmico uma maneira que os alunos têm de fazer o projeto e educacional, uma vez que leva conhecimento a comunidade”, comentou Landim.

Veja mais