Não Classificado

Semana de Ciências Contábeis destaca valores intangíveis da formação

Por essência, o profissional de Ciências Contábeis trabalha com dados, cálculos e números que traduzem valores reais e materiais. No entanto, são nos valores intangíveis que se quantificam a personalidade, o caráter e os diferenciais de um profissional da área. Foi o que inspirou a Semana de Ciências Contábeis que abriu as comemorações de 10 […]

Texto: Redação

Por essência, o profissional de Ciências Contábeis trabalha com dados, cálculos e números que traduzem valores reais e materiais. No entanto, são nos valores intangíveis que se quantificam a personalidade, o caráter e os diferenciais de um profissional da área. Foi o que inspirou a Semana de Ciências Contábeis que abriu as comemorações de 10 anos do curso e celebrou o Centenário do UNASP campus São Paulo na última semana do mês de setembro.

Com o título Profissional Nota 1000: 100 anos de UNASP x 10 anos do Curso de Ciências Contábeis, os universitários participaram do evento, mas não apenas como expectadores. Além de ouvir palestras pertinentes ao futuro da profissão, os alunos também tiveram a oportunidade de expressar suas próprias experiências.

As alunas Délci Bezerra e Alessandra Laice compartilharam com os colegas de curso a vivência que tiveram em dois projetos sociais diferentes que fazem parte do programa Change Your World, organizado pela Pastoral Universitária do UNASP-SP e que em 2015 enviou mais de 100 alunos voluntários em iniciativas nas 5 regiões geográficas brasileiras e nos 5 continentes do mundo. Alessandra falou sobre o trabalho voluntário que realizou na Bolívia durante parte das férias de julho. Já Délci apresentou relatos do que vivenciou ajudando pessoas da população mai carente da cidade de Paris, na França.

Além de desenvolver a adaptabilidade a diferentes circunstancias e receber crescimento cultural, Délci conta que percebeu como seu conhecimento profissional pode ser aplicado a prestação de serviço voluntário. “Eu percebi que na área de Ciências Contábeis também podemos servir a Deus através de capacitação. Passando para as pessoas como elas podem administrar o dinheiro, como gerenciar suas finanças e também podemos dar dicas de trabalho e sobe recursos humanos. Acho que dessa forma vou poder trabalhar para Deus e isso contribuiu para o meu crescimento”, afirmou.

Convidado para palestrar, o especialista em Educação Empresarial, Ezequiel Sant’Anna, falou sobre O Clima Organizacional e a Performance das Empresas. “Nossos relacionamentos são desenvolvidos em todos os âmbitos das nossas vidas com base em valores intangíveis. No âmbito corporativo não é diferente. Seja qual for a formação acadêmica e o seguimento em que as pessoas vão atuar, esse processo é imprescindível para proporcionar um relacionamento interpessoal satisfatório”, explicou.

Para o coordenador do curso de Ciências Contábeis do UNASP-SP, Luis Fernando da Rocha, o impacto positivo para a formação do aluno é ainda maior quando ele pode ouvir através da descrição dos próprios colegas as conquistas pessoais e profissionais que conseguiram em diferentes situações.

Como parte da Semana de Ciências Contábeis, os universitários participaram ainda da Gincana Contábil que estimula o domínio do conhecimento técnico da profissão e ainda acompanharam a apresentação de artigos de colegas que fizeram parte de alguns dos principais congressos brasileiros na área.

“Essa tem sido a ênfase da semana, a participação do aluno e a valorização daquilo que tem feito. Conhecimento técnico nós temos na sala de aula, mas esses outros elementos ajudam para que o aluno entenda que não é suficiente apenas o conhecimento técnico para ser um excelente profissional. É preciso adquirir outras competências e outras habilidades. Nós estamos tentando plantar essa compreensão no aluno para que ele tenha essa percepção e experimente um pouco desse conhecimento já na graduação para que isso se perpetue na vida profissional dele posteriormente”, enfatiza o coordenador.

Por Murilo Pereira

Veja mais