Não Classificado

Semana de Biologia resgata história do curso

Biodiversidade e Manejo de Animais foi o tema da XV Semana do curso de Ciências Biológicas do UNASP campus São Paulo que aconteceu entre os dias 20 e 22 de outubro. O evento que fez parte das comemorações do Centenário do UNASP-SP, celebrou também sua própria história. “Nas semanas especiais do curso de Ciências Biológicas […]

Texto: Redação

Biodiversidade e Manejo de Animais foi o tema da XV Semana do curso de Ciências Biológicas do UNASP campus São Paulo que aconteceu entre os dias 20 e 22 de outubro. O evento que fez parte das comemorações do Centenário do UNASP-SP, celebrou também sua própria história. “Nas semanas especiais do curso de Ciências Biológicas buscamos difundir o conhecimento e promover espaço para aprendizagem, reflexão e discussão de assuntos relacionados as áreas de atuação do biólogo”, explica o coordenador do curso, Antenor Santos.

Entre as palestras que tocaram em temas como a biologia das serpentes e Criacionismo, foram destaques a presença do veterinário Rodrigo Teixeira, apresentador do programa Doutor Selvagem do Animal Planet e a palestra que contou sobre a história do curso de Biologia no UNASP-SP, apresentada pelo reitor do UNASP, Euler Bahia.

Rodrigo Teixeira, mostrou episódios do programa que despertaram maior interesse para estudo do manejo necessário em situações inusitadas como, por exemplo, uma onça pintada acordar da anestesia antes do esperado. O apresentador também falou dos bastidores de como funciona um programa de TV do gênero doc reality e inspirou os universitários a explorarem as possibilidades do mercado.

“As palestras sobre manejo e biodiversidade realizadas por pesquisadores e profissionais reconhecidos nacional e internacionalmente, promoveram um ambiente de integração, discussão e atualização de temas fundamentais para a qualificação profissional de nossos alunos”, argumenta Antenor.

No encerramento da semana, o professor Euler Bahia apresentou um resumo da história do ensino superior em todo o mundo e relembrou a história do UNASP e as origens do curso de Ciências Biológicas que durante seus primeiros anos era conhecido como Faculdade Adventista de Ciências e abrangia tanto Biologia quanto Matemática. Desde seu início, o curso forma muitos professores das disciplinas de Ciências, Biologia e Matemática da rede Adventista de Educação.

A ocasião também foi para homenagear docentes atuais, ex-alunos e ex-coordenadores que fazem parte da história do curso. Entre eles, um casal de professores que se conheceram e se formaram na primeira turma do curso e desde então se dedicam como professores da educação adventista.

“Foi uma das semanas mais especiais que tivemos. Primeiro porque tivemos ótimas palestras e momentos de reflexão e de aprendizagem e segundo porque pudemos entender um pouco da história do curso de Ciências Biológicas. Acredito que um dos momentos mais emocionantes da semana, foi quando fizemos as homenagens aos alunos da primeira turma e aos idealizadores e ex-coordenadores do curso de ciências. Percebíamos isso, no semblante de nossos alunos e professores presentes. Os relatos históricos que ouvimos no último dia da semana, nos ajudaram a ter uma visão mais clara dos propósitos pelos quais o curso de Ciências Biológicas foi idealizado. Resgatar a memória do curso nos ajudou a entender o presente e a planejar ações futuras”, enfatizou o coordenador.

Para Poliana Michele que em 2015 está concluindo o curso, foi emocionante poder ajudar mais uma vez na organização do evento. Desde que entrou no curso, a universitária que faz parte do centro acadêmico do curso ajuda na organização da semana e dos minicursos que acontecem sempre após as palestras e oferecem uma diversidade de áreas para os alunos aprenderem novas técnicas. “Na minha opinião foi a melhor de todas. Pelos cursos que a gente teve e pelas palestras que prenderam os alunos de um jeito que eu nunca tinha visto”, afirmou.

Poliana, pretende continuar estudando e retornar ao UNASP no futuro para, se possível, ensinar em minicursos ou palestras os colegas de curso sobre as áreas em que procura se especializar. Uma delas já está decidia. No início do próximo ano, começará a pós-graduação em Ciências Forenses, um dos novos cursos de pós-graduação inaugurado pelo UNASP.

“Eu vou levar isso como lembrança com muito amor no coração. Eu pretendo voltar em janeiro ou fevereiro quando começar a pós em Ciências Forenses aqui no UNASP. Porque aqui é um lugar que eu amo e eu me vejo aqui atuando nessa área”, expressou.

Antenor ainda destaca que realizar essa semana comemorativa, resgatou o significado dos valores e objetivos que contribuíram para a fundação do curso. “O que ficou de mais importante da semana foi o legado deixado pelos nossos primeiros professores de continuarmos com o propósito de formar alunos preparados para o mercado de trabalho e comprometidos com o propósito de ensinar que Deus é o criador e mantenedor de todas as coisas”, concluiu.

Por Murilo Pereira

Veja mais