Não Classificado

Semana de Biologia enfatiza perspectivas sobre futuro profissional

Por Murilo Pereira A Semana de Biologia trouxe aos universitários do Curso de Ciências Biológicas do Unasp campus São Paulo a oportunidade de conhecer mais a respeito de assuntos que fazem parte do cotidiano profissional. “Minha preocupação foi trazer palestrantes que pudessem mostrar para os alunos a necessidade do mercado, como eles podem atuar e […]

Texto: Redação

Por Murilo Pereira

A Semana de Biologia trouxe aos universitários do Curso de Ciências Biológicas do Unasp campus São Paulo a oportunidade de conhecer mais a respeito de assuntos que fazem parte do cotidiano profissional. “Minha preocupação foi trazer palestrantes que pudessem mostrar para os alunos a necessidade do mercado, como eles podem atuar e como podem ser mais eficientes e mais competitivos dentro do mercado de trabalho”, explicou Antenor Santos, coordenador do Curso.

Na abertura do evento, o representante do Conselho Regional de Biologia, CRBio, João Alberto Paschoa dos Santos, ressaltou a importância de buscar informação sobre a profissão e incentivou os universitários a se cadastrarem no CRBio após concluírem a graduação. Parabenizou o Unasp SP por mostrar o que é o Conselho e contextualizou os alunos quanto à diversidade de opções profissionais que a Biologia oferece.

No dia seguinte, o doutor Edson de Lara Rodrigues falou sobre o “Eco Selo de Responsabilidade Ambiental”, mostrando as oportunidades que o mercado oferece e ressaltando a responsabilidade de atuar nesta área.

O doutor Edson participou do início do Curso de Ciências Biológicas do Unasp e contribuiu para a implantação do Laboratório de Impacto Ambiental, inaugurado em 1995. “Uma coisa que eu vejo que perpetuou durante todo este tempo é a questão da preocupação ambiental. Minha perspectiva é que o Curso está evoluindo mais, está crescendo e, acho eu, que cada vez mais o aluno vai ter novas oportunidades”, afirmou.

A terceira palestra da Semana ampliou a perspectiva de trabalho dos estudantes de Biologia. O professor Luis Franco apresentou uma área que traz admissão imediata devido à necessidade do mercado. O especialista explicou que é possível, como biólogo, atuar também como auditor em empresas que avaliam e prestam consultoria para que instituições e empresas recebam certificado de qualidade.

No encerramento da Semana de Biologia, o professor Enios Duarte, docente para os cursos de Ciências Biológicas e de Saúde do Unasp SP, apresentou o tema “Desafios e Perspectivas do Ensino em Ciências e Biologia”. A palestra despertou o interesse não apenas dos estudantes da licenciatura, que serão professores, como também dos que cursam o bacharelado.

Durante a semana, além das palestras, cada aluno pôde participar também de até três oficinas. Entre as quais estavam “Aplicação das Técnicas de PCR e eletroforese no trabalho com DNA”; “Diafanização de animais”; “Técnica Histológica Geral”; “Neuro e Miotoxidade de Venenos Ofídicos”; “Jogos como Ferramenta de Sensibilização Ambiental e Perícia Ambiental”.

Lucélia de Faria faz licenciatura e conta que se sentiu ainda mais motivada para aplicar com os alunos o conteúdo sobre meio ambiente que a Semana de Biologia reforçou. Esta é a sua área preferida. A universitária planeja concluir também o bacharel para atuar melhor com meio ambiente e reciclagem. Há cerca de sete anos, ela trabalha com reciclagem. Para ela, uma semana como essa ajuda a ampliar os horizontes. “De uma forma ou de outra abrimos muito mais a mente e conseguimos ter certeza do que realmente estamos fazendo, e de que é isso mesmo o que queremos para a vida e para o futuro”, complementou. 

Veja mais