Não Classificado

Semana de Arquitetura discute urbanismo e história

  O curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), campus Engenheiro Coelho, realizou a 3ª Semana de Arquitetura e Urbanismo. Com o tema Arquitetando História, a abertura aconteceu durante a noite do dia 14 de setembro, no Auditório do Residencial Feminino.   Este ano a coordenação do curso propôs […]

Texto: Redação

 

O curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), campus Engenheiro Coelho, realizou a 3ª Semana de Arquitetura e Urbanismo. Com o tema Arquitetando História, a abertura aconteceu durante a noite do dia 14 de setembro, no Auditório do Residencial Feminino.  

Este ano a coordenação do curso propôs um novo formato para a Semana. “Nossa ideia foi promover um concurso que os alunos pudessem desenvolver em grupo, juntando os alunos do 2º, 4º e 6º semestre”, afirmou Eduardo Manfredini, coordenador do curso. O concurso girava em torno da requalificação urbana da Antiga Estação Ferroviária da cidade de Conchal.

Os alunos foram divididos em grupos de 15 integrantes, cinco pessoas de cada turma. Eles criaram um projeto para a requalificação da Estação Ferroviária e, durante a semana, os grupos se reuniram para trabalharem em seus projetos nas imediações do campus.

Max Wuttke, aluno do 2º ano, destacou a interação a experiência adquirida na semana. “Tivemos um projeto integrando os três períodos do curso, com o desafio de uma requalificação urbana, proporcionando a troca de experiências e momentos de interação que dificilmente teríamos”, disse.

Segundo o coordenador Manfredini no local terá espaços para lazer, caminhada, restaurante e há grupos propondo museu e biblioteca.  “Este ano a ideia foi trabalhar com a questão da história”, afirmou.

Na parte da noite, a programação foi mais leve. No primeiro dia realizou-se um desfile e competição de chapéus, feito pelos alunos e baseados em obras arquitetônicas. A competição foi batizada de “É de tirar o chapéu.” A votação foi composta pelo corpo de jurados e ainda está aberta ao público através da página do curso no facebook.

Já no segundo dia, os alunos tiveram uma palestra sobre requalificação urbana de estação ferroviária com um especialista na área, o professor Marcelo Cachioni. No fim da palestra os alunos puderam tirar suas dúvidas a respeito do tema.  Para Wuttke , “é sempre bom ter uma semana com atividades e conteúdos mais específicos, coisas que na aula normal dificilmente se veria.”

O resultado de ambos os concursos saíra na próxima segunda-feira, dia 28 de setembro, a partir das 19h30, no Auditório do Residencial Feminino. Lembrando que a votação para o “É de tirar o chapéu” podem ser feitas na página do curso no facebook até o dia 24 de setembro.

Link para votação: https://www.facebook.com/UnaspArquitetura?fref=ts

Veja mais