Acontece no UNASP

Semana Acadêmica Unificada do UNASP reúne mais de 600 alunos online

Entre os dias 14 a 17/09 acontece a Semana Acadêmica de Pedagogia e História, que pela 1º vez reúne todos os alunos dos cursos presenciais e a distancia.

Texto: Mairon Hothon

Acontece durante essa semana (14 a 17 de setembro) a “Semana Acadêmica de Pedagogia e História do UNASP”, que pela primeira vez acontece de forma unificada e reúne os estudantes dos cursos presenciais dos campi Engenheiro Coelho, Hortolândia, São Paulo e da unidade descentralizada de Vila Matilde, na zona norte da capital paulista, e mais os polos de educação à distancia. A cada noite, um total de 600 estudantes acompanham, de forma online, os debates e palestras acadêmicas.

Sob a coordenação da professora Me. Rebeca Pancotte Darius, e apoiada pelos demais coordenadores dos cursos, o evento trouxe para o palco dos debates temas relacionados à Educação, Tecnologia e Desenvolvimento Humano, assunto que são pauta do contexto educacional brasileiro.

“Tem sido um desafio grande essa semana acadêmica, pois é a primeira vez que conseguimos juntar todos os estudantes dos cursos presenciais e a distância de Pedagogia e História em um mesmo ambiente. A principal pauta aqui é abordarmos sobre o uso da tecnologia na educação e na interação nos diferentes contextos, bem como os impactos e as consequências que o uso delas traz ao homem”, comenta a docente.

No primeiro dia do evento, a diretora de Graduação do UNASP campus São Paulo, profª Silvia Quadros elogiou a iniciativa e destacou que “o papel da tecnologia na educação ganhou um papel ainda maior com a pandemia do coronavírus, porque agora estudantes e professores buscaram na internet uma forma de se reinventar e continuar no processo de ensino-aprendizagem”.

Organizado com em forma de debates, oficinas e rodas de conversa, a programação conta com temas como:

14/09 – Aprendizagem (cri)Ativa em ambientes digitais – Dra. Carolina Costa Cavalcanti (USP/Inst. Singularidades/ Fund. Dom Cabral)

15/09 – Vivências tecnológicas na sala de aula – Dra. Helena Brandão Viana (UNASP/EC)

Oficinas: Edição de vídeos; Explorando ferramentas do Google; Gráficos e planilhas do Excel; Mapas conceituais; Organizando referências bibliográficas com o Mendeley; TICs e Bases de Dados Aplicadas à Elaboração de Históricos de Colégios Adventistas

16/09 – Impactos do uso da tecnologia nos diferentes contextos.

Mediador:  Dr.  Fábio Augusto Darius (UNASP/EC)
Psicóloga: Dra.Vera Lelis (UNASP/Ht)
Psiquiatra: Dra. Maressa Steiner Marroni Novaes (Prefeitura Municipal de Campinas/Esp. UNICAMP)
Discente: Daniele Manzoli (Ensino Médio UNASP/EC)

17/09 – Educação e Tecnologia: do que falta ao que farta –  Me. Marizane Fenske Antunes Piergentile (Departamental de Educação da APSe);

Entrevista com Egressos de Pedagogia, História e Mestrado Profissional em Educação Mediação – Dra. Dayana Formiga (UNASP/EC) e Dra. Giza Sales (UNASP/EC)

Divulgação dos Livros: Educação Integral e as Múltiplas Formas de Aprendizagem / e Educação e natureza humana: a ideia de uma pedagogia essencialmente humana. – Dra Giza G. P. Sales (UNASP/EC) e Dra. Rosane M. de Castro (PPGE/UNESP/Marília).

Grupos de Pesquisa do Mestrado Profissional em Educação – Dr. Francislê Neri de Souza (UNASP/EC).

A coordenadora do curso de Pedagogia do UNASP Hortolândia enfatiza que o contexto atual instiga a temática e a temática dialoga com o contexto, pois todo educador traz consigo grandes interrogações sobre o significado e o sentido desse momento histórico.

“Quem poderia imaginar que em pleno cenário de pandemia poderíamos realizar uma Semana Acadêmica entre os cursos de História e Pedagogia presenciais e EAD, contando com cerca de 800 inscritos, de um universo de 1150 estudantes! O evento contou com a representatividade de 19 Estados brasileiros, professores e alunos do Ensino Básico Adventista e Público, em torno da temática Educação, tecnologia e desenvolvimento humano”, comenta a educadora Selma Fonseca.

O evento foi organizado pela professora Rebeca Darius, que coordena o curso de Pedagogia no campus Engenheiro Coelho e na modalidade a distância, professora Selma Fonseca, que está à frente do curso de Pedagogia em Hortolândia, profª Dayse Carvalho, responsável pelo curso na unidade de Vila Matilde, professor Roberto Sônego, que coordena o curso de Pedagogia no UNASP São Paulo, e o professor Elder Hosokawa, coordenador do curso de História, situado no campus Engenheiro Coelho.

Seminário de Direitos Humanos e a Questão Indígena

Nesta quarta-feira, 16 de setembro, junto a Semana Acadêmica, também vai acontecer o V Seminário de Direitos Humanos e Questão Indígena (SEDHI) com entrevistados indígenas relatando impacto positivo e negativo da tecnologia entre os adventistas que vivem nas comunidades em Taurepang (RR) e Karajá (TO).

O evento começa às 21h por meio de uma mesa-redonda com a temática “Educação Indígena e o Desafio das Tecnologias Invasivas: Missão e Proteção Cultural”. Os mediadores serão os professores Me. Elder Hosokawa e Dra. Germana Ponce (UNASP), Me. Francisco Carlos Ribeiro (CPB/UNASP/SP), o pastor Miraldo Fag Tanh Oliveira (Guarani/ IASD Pacaraima/RR) e as pedagoga Waxiaki Karajá (E. E. Indígena Malua / Aldeia Santa Isabel do Morro/ Lagoa da Confusão /TO).

Veja mais