Semana Acadêmica Unificada do UNASP reúne mais de 600 alunos online

Acontece no Unasp

Escrito por

Mairon Hothon

Publicado em

16 set 2020

Crédito imagens

Marketing UNASP

Acontece durante essa semana (14 a 17 de setembro) a “Semana Acadêmica de Pedagogia e História do UNASP”, que pela primeira vez acontece de forma unificada e reúne os estudantes dos cursos presenciais dos campi Engenheiro Coelho, Hortolândia, São Paulo e da unidade descentralizada de Vila Matilde, na zona norte da capital paulista, e mais os polos de educação à distancia. A cada noite, um total de 600 estudantes acompanham, de forma online, os debates e palestras acadêmicas.

Sob a coordenação da professora Me. Rebeca Pancotte Darius, e apoiada pelos demais coordenadores dos cursos, o evento trouxe para o palco dos debates temas relacionados à Educação, Tecnologia e Desenvolvimento Humano, assunto que são pauta do contexto educacional brasileiro.

“Tem sido um desafio grande essa semana acadêmica, pois é a primeira vez que conseguimos juntar todos os estudantes dos cursos presenciais e a distância de Pedagogia e História em um mesmo ambiente. A principal pauta aqui é abordarmos sobre o uso da tecnologia na educação e na interação nos diferentes contextos, bem como os impactos e as consequências que o uso delas traz ao homem”, comenta a docente.

No primeiro dia do evento, a diretora de Graduação do UNASP campus São Paulo, profª Silvia Quadros elogiou a iniciativa e destacou que “o papel da tecnologia na educação ganhou um papel ainda maior com a pandemia do coronavírus, porque agora estudantes e professores buscaram na internet uma forma de se reinventar e continuar no processo de ensino-aprendizagem”.

Organizado com em forma de debates, oficinas e rodas de conversa, a programação conta com temas como:

14/09 – Aprendizagem (cri)Ativa em ambientes digitais – Dra. Carolina Costa Cavalcanti (USP/Inst. Singularidades/ Fund. Dom Cabral)

15/09 – Vivências tecnológicas na sala de aula – Dra. Helena Brandão Viana (UNASP/EC)

Oficinas: Edição de vídeos; Explorando ferramentas do Google; Gráficos e planilhas do Excel; Mapas conceituais; Organizando referências bibliográficas com o Mendeley; TICs e Bases de Dados Aplicadas à Elaboração de Históricos de Colégios Adventistas

16/09 – Impactos do uso da tecnologia nos diferentes contextos.

Mediador:  Dr.  Fábio Augusto Darius (UNASP/EC)
Psicóloga: Dra.Vera Lelis (UNASP/Ht)
Psiquiatra: Dra. Maressa Steiner Marroni Novaes (Prefeitura Municipal de Campinas/Esp. UNICAMP)
Discente: Daniele Manzoli (Ensino Médio UNASP/EC)

17/09 – Educação e Tecnologia: do que falta ao que farta –  Me. Marizane Fenske Antunes Piergentile (Departamental de Educação da APSe);

Entrevista com Egressos de Pedagogia, História e Mestrado Profissional em Educação Mediação – Dra. Dayana Formiga (UNASP/EC) e Dra. Giza Sales (UNASP/EC)

Divulgação dos Livros: Educação Integral e as Múltiplas Formas de Aprendizagem / e Educação e natureza humana: a ideia de uma pedagogia essencialmente humana. – Dra Giza G. P. Sales (UNASP/EC) e Dra. Rosane M. de Castro (PPGE/UNESP/Marília).

Grupos de Pesquisa do Mestrado Profissional em Educação – Dr. Francislê Neri de Souza (UNASP/EC).

A coordenadora do curso de Pedagogia do UNASP Hortolândia enfatiza que o contexto atual instiga a temática e a temática dialoga com o contexto, pois todo educador traz consigo grandes interrogações sobre o significado e o sentido desse momento histórico.

“Quem poderia imaginar que em pleno cenário de pandemia poderíamos realizar uma Semana Acadêmica entre os cursos de História e Pedagogia presenciais e EAD, contando com cerca de 800 inscritos, de um universo de 1150 estudantes! O evento contou com a representatividade de 19 Estados brasileiros, professores e alunos do Ensino Básico Adventista e Público, em torno da temática Educação, tecnologia e desenvolvimento humano”, comenta a educadora Selma Fonseca.

O evento foi organizado pela professora Rebeca Darius, que coordena o curso de Pedagogia no campus Engenheiro Coelho e na modalidade a distância, professora Selma Fonseca, que está à frente do curso de Pedagogia em Hortolândia, profª Dayse Carvalho, responsável pelo curso na unidade de Vila Matilde, professor Roberto Sônego, que coordena o curso de Pedagogia no UNASP São Paulo, e o professor Elder Hosokawa, coordenador do curso de História, situado no campus Engenheiro Coelho.

Seminário de Direitos Humanos e a Questão Indígena

Nesta quarta-feira, 16 de setembro, junto a Semana Acadêmica, também vai acontecer o V Seminário de Direitos Humanos e Questão Indígena (SEDHI) com entrevistados indígenas relatando impacto positivo e negativo da tecnologia entre os adventistas que vivem nas comunidades em Taurepang (RR) e Karajá (TO).

O evento começa às 21h por meio de uma mesa-redonda com a temática “Educação Indígena e o Desafio das Tecnologias Invasivas: Missão e Proteção Cultural”. Os mediadores serão os professores Me. Elder Hosokawa e Dra. Germana Ponce (UNASP), Me. Francisco Carlos Ribeiro (CPB/UNASP/SP), o pastor Miraldo Fag Tanh Oliveira (Guarani/ IASD Pacaraima/RR) e as pedagoga Waxiaki Karajá (E. E. Indígena Malua / Aldeia Santa Isabel do Morro/ Lagoa da Confusão /TO).