Acontece no UNASP

Segunda é dia de Oficina de Artigo

Para incentivar a pesquisa, o PROAD (Programa de Apoio ao Discente) do Unasp Hortolândia está oferecendo aos estudantes uma Oficina de Escrita de Artigos de Revisão. O curso que acontece toda segunda-feira, é uma forma de introduzir nos alunos o gosto e a prática da pesquisa científica. A Oficina de Artigo Científico de Revisão, aborda […]

Texto: Glória Barreto

Os interessados em participar, devem procurar o PROAD do Unasp Ht

Para incentivar a pesquisa, o PROAD (Programa de Apoio ao Discente) do Unasp Hortolândia está oferecendo aos estudantes uma Oficina de Escrita de Artigos de Revisão. O curso que acontece toda segunda-feira, é uma forma de introduzir nos alunos o gosto e a prática da pesquisa científica.

A Oficina de Artigo Científico de Revisão, aborda especificamente um tipo de artigo que busca dizer o que tem sido produzido sobre um tema específico. A professora Joene Santos, que esta ministrando este curso, explica sua importância para os alunos: “O primeiro passo de qualquer pesquisa é você identificar o que tem sido produzido na literatura sobre o tema do seu interesse. Essa é uma oficina pensada para que nossos alunos aprendam a fazer artigos de revisão e estejam preparados para pensar outros aspectos da pesquisa”, destaca Joene.

Com aulas práticas a oficina, que começou dia 08 de abril, será composta de oitos a dez encontros. Durante as aulas os alunos aprendem as técnicas de como escrever artigos de revisão, para que ao final da oficina possam produzir um artigo científico. Além disso, para receber o certificado ele tem que ter 75% de presença e submeter o artigo produzido à um periódico científico. “Nosso objetivo é que ele tenha uma experiência completa do processo e receba um feedback de pessoas de fora”, reforça Joene.

Para o aluno do curso de direito, Vitor Souza Pereira, o que ele tem aprendido na oficina, já refletiu em seu aprendizado em sala de aula. “No curso de direito precisamos ler muito e analisar as informações. As técnicas desta oficina têm me ajudado a compreender melhor as matérias na sala de aula e a realizar as atividades da faculdade”, informou o aluno.

Segundo Joene, quando o aluno participa deste tipo de oficina, fica “mais habilitado para compreender o mundo acadêmico e científico, pois esta mais preparado para realizar uma pesquisa e mais capacitado para realizar sua monografia ao final da graduação”.

Horas de Atividades Complementares

Outra vantagem que o aluno tem ao participar da oficina, são as horas complementares que ele acumula, afinal ele conta com as horas de participação da oficina; o publicar de um artigo, se for aceito; e também a possibilidade de apresentar este artigo em um congresso científico.

Este semestre as vagas já foram preenchidas, mas os interessados devem procurar o PROAD para as novas ofertas do semestre que vem.

Oficina de Artigo Científico de Revisão é oferecida pelo PROAD, no Unasp Hortolândia.

Veja mais