Cultura e Ciência

Secretária Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência fará palestra no Unasp

Segundo o último levantamento feito pelo senso do IBGE, mais de 45 milhões de brasileiros possuem algum tipo de deficiência física. Sejam em decorrência de enfermidades, nascença ou acidentes, essas pessoas superam diversos desafios para conviver em uma sociedade que nem sempre está acessível a elas. Para formar profissionais de saúde sensíveis e capazes de […]

Texto: Murilo Pereira

Segundo o último levantamento feito pelo senso do IBGE, mais de 45 milhões de brasileiros possuem algum tipo de deficiência física. Sejam em decorrência de enfermidades, nascença ou acidentes, essas pessoas superam diversos desafios para conviver em uma sociedade que nem sempre está acessível a elas. Para formar profissionais de saúde sensíveis e capazes de atender a pacientes com deficiência física o Centro Universitário Adventista de São Paulo, campus São Paulo, convidou a Drª Linamara Rizzo Battistella para conversar sobre a reabilitação da pessoa com deficiência e a ação dos profissionais de saúde.

 

A Dra. Linamara aceitou o convite feito pela Diretoria de Graduação e do Mestrado em Promoção da Saúde do Unasp-SP para falar especialmente aos estudantes do campus compartilhando, dessa forma, a vasta experiência que possui como profissional, pesquisadora na área de Saúde, defensora pública dos deficientes e promotora da saúde para pessoas com necessidades especiais.

Atualmente, a Dra Linamara Rizzo Battistella exerce as funções de Secretária Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, é presidente do Conselho Diretor do Instituto de Medicina Física e Reabilitação do HCFMUSP e Instituto de Reabilitação Lucy Montoro. Além de ser Coordenadora do Programa de Residência em Medicina Física e Reabilitação da FMUSP e Co-Coordenadora do Grupo de desenvolvimento das diretrizes de reabilitação relacionada à saúde da OMS/WHO, cargo que exerce desde 2012.

No passado recente, entre 2004 e 2007, Linamara já foi professora titular do Departamento de Medicina Legal, Ética Médica, Medicina Social e do Trabalho da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, presidente da International Society of Physical and Rehabilitation Medicine – ISPRM e presidente da Associação Brasileira de Medicina Física e Reabilitação – ABMFR.
Por formação é Livre-docente pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil (1991), doutora em Medicina pela Universidade de São Paulo (1990) e especialista em Medicina Física e Reabilitação. Sendo suas principais áreas de interesse: Avaliação Funcional e Qualidade de Vida e, em especial, Classificação Internacional da Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF).

A aula magna contemplará universitários dos cursos de Fisioterapia, Enfermagem, Nutrição e Psicologia ocorrerá na sexta-feira, dia 15 de abril, a partir das 10h da manhã no templo do campus. Logo após a capela do último dia da Semana de Oração Universitária.

Veja mais