Acontece no UNASP

Quarteto de Cordas de Campinas se apresenta no Unasp

A apresentação marcou a abertura da 26° Semana da Arte do Unasp O Centro Universitário Adventista de São Paulo, campus Engenheiro Coelho, recebeu  o concerto do Quarteto de Cordas Edino Krieger de Campinas. Os músicos participaram da abertura da 26° Semana de Arte, uma parceria da Escola de Artes com o Curso de Música do […]

Texto: Analía Roa

A apresentação marcou a abertura da 26° Semana da Arte do Unasp

O Centro Universitário Adventista de São Paulo, campus Engenheiro Coelho, recebeu  o concerto do Quarteto de Cordas Edino Krieger de Campinas. Os músicos participaram da abertura da 26° Semana de Arte, uma parceria da Escola de Artes com o Curso de Música do Unasp. O Diretor da Escola de Artes, Gerson Arrais, destaca que receber um quarteto como esse é um privilégio para o Unasp que conta com 3 formações de quartetos de cordas.

Alunos, professores e membros da comunidade apreciaram o concerto e destacaram a importância da contextualização histórica apresentada pelos músicos antes de cada peça. “O concerto foi fantástico, ele trouxe composições antigas com uma sonoridade e uma afinação muito boa. Tudo isso contribui bastante para o nosso crescimento acadêmico na área de cultura musical e de história, graças às explicações dos músicos”, explica Samuel Bezerra, estudante do 3° ano do curso de Música.

Quarteto Edino Krieger

O violeiro do quarteto, Valdeci Merquiori, explica que o objetivo do Edino Krieger é oferecer concertos didáticos. “A gente toca e explica as peças, o que situa o público e o insere no contexto histórico. A música de câmara tem outro tipo de concepção de sonoridade, intelectual e diferenciado porque precisa de um trabalho mais apurado e técnico”, esclarece o músico que está no grupo há 4 anos.

Além de Merquiori, Igor Nogueira e Ricardo Camatari Pavaneli violinos e Geneses Da Silva Oliveira no violoncelo integram o quarteto que trabalha de forma independente na Região de Campinas. O grupo iniciou suas atividades em 2013 e no ano de 2016 recebeu a autorização do uso do nome do compositor catarinense Edino Krieger. O quarteto já participou de três ediçoes do FEMUSC, no curso para quartetos de cordas, onde obteve orientação do Arianna String Quartet, porq uem foram convidados a participar do Arianna Chamber Music Festival em Saint louis, Missouri.

26° Semana da Arte

O diretor Gerson Arrais vê a Semana de Arte como uma oportunidade para vivenciar mais intensamente a arte dentro da academia. “O Salão Nacional de Artes plásticas, artistas da região e alunos vão expor o seus trabalhos. Também teremos palestras, concertos, espetáculos variados e apresentações musicais. Essa semana tem muita coisa boa por vir”, acrescenta.

As atividades seguem até o dia 21 de setembro. Confira a programação:

Dia 18 –  10h  – Apresentação Editora Irmãos Vitalle

10h30  – Recital palestra – Eduardo Lobo

19h30 – Recital dos Alunos da Escola de Artes – Hall da igreja

Dia 19 – 8h30   – Oficinas professores

10h30  – Recital/palestra Paulo Leme

19h30  – Recital Professores – Hall da igreja

Dia 20 – 20h – Programação Musical – Igreja

Dia 21 – 9h  – Programação Especial (Corais e Orquestra) – Igreja

20h  – Concerto Tragédia e Glória – Orquestra Sinfônica do Unasp e Coral do curso de Música – Hall da igreja

Dias 15 a 21  – Mostra de Artes Plásticas (Hall da igreja)

 

SERVIÇO:

Data: 15 a 21 de setembro

Local: Unasp – Engenheiro Coelho/SP

Realização: Escola de Artes e Curso de Licenciatura em Música

Veja mais