Acontece no UNASP

Psicologia na Promoção da Saúde – I Mostra do Grupo de Pesquisa

Segundo um relatório feito pela Clarivate Analytics, e divulgado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de nível Superior (CAPES), a pesquisa científica no Brasil entre os anos de 2011 e 2016, apresenta alguns dados preocupantes sobre a realidade desse segmento dentro do universo brasileiro. Um ponto em destaque, se refere a produção de pesquisa científica […]

Texto: Marlon Miranda

Segundo um relatório feito pela Clarivate Analytics, e divulgado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de nível Superior (CAPES), a pesquisa científica no Brasil entre os anos de 2011 e 2016, apresenta alguns dados preocupantes sobre a realidade desse segmento dentro do universo brasileiro. Um ponto em destaque, se refere a produção de pesquisa científica em universidades públicas, com baixa representatividade das instituições de ensino superior privadas.

Procurando caminhar em direção e avançando no campo da pesquisa, o UNASP conta com grupos de pesquisas, iniciativas entre professores e alunos na busca por melhor preparar os egressos, e desenvolver o conhecimentos sobre as áreas dos cursos.

Foco na área da psicologia, e como parte desse processo de grupo de pesquisa, foi preparado um evento especial, intitulado como I Mostra do Grupo de Pesquisa: Psicologia na Promoção da Saúde, as interfaces da psicologia no território. Com apresentações de pesquisas tanto qualitativas e quantitativas, foi possível ver o potencial e desafios do trabalho da Psicologia na região do Capão Redondo, bairro onde está localizado o UNASP SP.

O encontro contou com a participação de alunos, professores, e egressos do curso que elogiaram a iniciativa, como afirmou Rosemary do Nascimento, “eu só tenho a parabenizar por um momento como esse e repito que deveria ter mais profissionais. Porque a saúde mental mais uma vez, não é só feito com o psicologia, na verdade, esse desdobramento ela é de todos os outros profissionais que atuam na saúde pública.

Segundo a Diretora de Pós-Graduação, pesquisa e extensão do UNASP SP, Profa. Dra. Maristela Santini Martins, “Esse evento retratou o caminho em que a pesquisa do UNASP deve tomar, que é a organização e o fortalecimento dos grupos de pesquisa, e a pesquisa ocorrendo vinculados ao grupo de pesquisa. Então aí você vincula o professor, o aluno da iniciação científica, do TCC.“

Um grande diferencial e que vale um destaque é sobre a participação dos alunos em graduação nos grupos de pesquisa, tornando a sua formação mais ativa no âmbito da produção científica, como relata a Coordenadora do Curso de Psicologia, Profa. Me. Vivian Araújo, “nesse projeto tem a participação de professores da pós-graduação, do mestrado em promoção de saúde e da graduação de Psicologia. Mas o que mais movimenta o grupo, são os alunos de graduação. Nós tivemos um grande número de alunos da graduação participando. O que é muito bom para o crescimento profissional dos alunos para estarem inseridos nesse mundo da pesquisa e dos conhecimentos em promoção de saúde e do trabalho do psicólogo.”

Veja mais