Acontece no UNASP

ProQuest dá apoio à Iniciação Científica no UNASP - HT

A direção da Biblioteca do Unasp Hortolândia, promoveu no dia quatro de setembro, quarta-feira, o Treinamento da Base de Dados de Periódicos e Livros (ProQuest). Para isso convidou a palestrante Ana Remor, Training and Consulting Partner ProQuest | Mobile. O Treinamento teve como objetivos: conhecer o conteúdo e a diversidade de tipos de materiais disponíveis […]

Texto: Redação

Equipe de responsáveis pelo Treinamento ProQuest.

A direção da Biblioteca do Unasp Hortolândia, promoveu no dia quatro de setembro, quarta-feira, o Treinamento da Base de Dados de Periódicos e Livros (ProQuest). Para isso convidou a palestrante Ana Remor, Training and Consulting Partner ProQuest | Mobile.

O Treinamento teve como objetivos: conhecer o conteúdo e a diversidade de tipos de materiais disponíveis na base de dados Research Library e Ebook Central; Navegar na página de resultados para refinar, descobrir e extrair resultados com êxito e conteúdo significativo e aplicar alguns recursos de busca avançada para ajudar na pesquisa dos alunos.

Para a diretora da biblioteca, Lusmar Araujo, esse treinamento torna o ProQuest mais acessível aos estudantes na hora de realizarem suas pesquisas acadêmicas. “Nós queremos capacitar nossos alunos a fim de usar essa ferramenta de suporte para pesquisas, a fim de ajudar na busca de informações, para o desenvolvimento dos trabalhos acadêmicos”, destacou Lusmar.

Participaram do treinamento da ProQuest: 18 alunos do curso de direito matutino; 49 alunos do curso de direito noturno A; 49 alunos do curso de direito noturno B; 35 alunos do curso de Sistema da informação, sendo todos do 2º semestre e 11 colaboradores, entre eles alunos e funcionários da Biblioteca.

Aproveitando a ocasião que reuniu mais de 162 participantes, os professores Carlos Alberto Ferri e Estevão Campos, do curso de direito, fizeram o lançamento do edital de Iniciação Científica que visa estimular e aprimorar a paixão pela pesquisa, em parceria com a Biblioteca do UNASP- Campus Hortolândia.

“O projeto nasceu da necessidade de envolver o aluno, ainda nos anos iniciais do curso, em um mundo que possibilita a descoberta de novas habilidades, levando em consideração o cenário acadêmico e profissional que os futuros profissionais do Direito enfrentarão em suas demandas”, explicou o coordenador do curso de direito, Dr. Carlos Alberto Ferri

Alunos do curso de direito que participaram do treinamento no período da manhã.

Pesquisa em foco

O projeto terá 11 (onze) encontros dirigidos, nos quais, os alunos participantes terão contato com literatura (jurisprudência e doutrina) pré-selecionada, o que potencializa cada encontro.

O primeiro encontro já ocorreu no semestre passado, como um projeto piloto,  realizado em parceria com o curso de Psicologia, os alunos tiveram contato com esse mundo científico, assim, para que os trabalhos pudessem atender às características próprias dos acadêmicos do curso de Direito, foi pensado o presente edital para que se possa selecionar os alunos mais vocacionados à pesquisa.

Assim, para que esse projeto se desenvolva continuamente, serão trabalhadas temáticas relacionadas a linha de pesquisa do curso de Direito que é direitos Humanos e Cidadania, tendo como primeira proposta de estudo a transversalidade destes direitos, a Liberdade Religiosa.

O Treinamento veio para indicar ferramentas de estudo e pesquisa para os alunos do Ensino Superior que estão participando da Iniciação Científica. Por fim, após os encontros, os trabalhos produzidos sob a orientação dos professores Carlos Alberto Ferri, Estevão Campos e Joene Vieira dos Santos serão submetidos para publicação, interna e externa.

Como acessar as Bases?

O aluno que quiser utilizar o ProQuest pode adquirir sua senha e seu login na biblioteca. Além disso, no portal do UNASP Virtual o aluno tem acesso a biblioteca online, com informações e vídeos que ensinam utilizar as ferramentas que o UNASP oferece.

 

PASSO A PASSO: 

Para Acessar o Site do UNASP-HT:

Clicar em ÚTEIS

BIBLIOTECAS

BIBLIOTECA CAMPUS HORTOLÂNDIA

Rolar o cursor onde tem as bases de Dados:

Clicar em: ProQuest; Periódicos (CAPES); ProQuest Ebook Central.

Obs: Todos com Acesso Integral via Servidor do colégio.

Externamente:

O ProQuest precisa de Login: unasp e Senha: proquest (via site do Unasp-ht).

Periódicos (CAPES): Acesso restrito fora do colégio.

ProQuest Ebook Centra (Livros Digitais)l: 1º Acesso no colégio e fazer o cadastro (registrar-se).

 

Colaboradores do texto: Profª Lusmar Araujo (Bibliotecária Gerente do UNASP-HT); Michele Lopes (Funcionária da Biblioteca do UNASP-HT); Dr. Carlos Alberto Ferri (Coordenador do Curso de Direito do UNASP-HT

Data: 17/09/2019

 

Veja mais