UNASP Ciência - Pesquisas

PROMOÇÃO DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL VIA REDE SOCIAL ENTRE UNIVERSITÁRIOS

Como é a alimentação dos universitários do Centro Universitário Adventista de São Paulo?

Texto: Redação

Keila Regina Barroso Dutra

Thamires Ueislla de Castro Véras

Natália Cristina de

Oliveira Vargas e Silva

Nyvian Alexandre Kutz

Narcisio Rios Oliveira

Marcia Maria

Hernandes de Abreu de Oliveira Salgueiro

A pesquisa responde a qual pergunta?

Esta pesquisa tem como objetivo investigar a alimentação dos universitários do Centro Universitário de São Paulo, por meio de questionários online. Além de influenciar os voluntários a um estilo de vida mais saudável, tornando-os críticos em relação ao que consomem.

Por que isso é importante?

A pesquisa é uma forma de causar impacto positivo aos voluntários por meio de questões que abordam o consumo alimentar e hábitos de vida, bem como o conhecimento em nutrição. Logo, proporciona conhecimento e autoavaliação aos que leem a pesquisa, desenvolvendo a prática de estarem mais atentos ao que compram e comem.

Quais foram os resultados?

Foram avaliados por meio de questionários via WhatsApp 141 universitários do Centro Universitário de São Paulo de 18 a 56 anos, de diferentes cursos, sendo a maioria do sexo feminino e predominantemente da classe socioeconômica B.

O primeiro questionário continha o nome do participante, informações sobre idade, peso e estatura autorreferidos, variáveis para a classificação socioeconômica e consumo alimentar e outros hábitos de vida, sendo este último avaliado por meio de questões do Guia Alimentar.

O segundo foi composto por informações sobre o conhecimento em nutrição, através da Escala de Conhecimento em Nutrição.

Visou-se a caracterização à qualidade do consumo alimentar e outros hábitos de vida, portanto, foi adotado os seguintes termos: “precisa melhorar”, “atenção” e “parabéns”. Além disso, foi avaliado o conhecimento em nutrição e IMC. Todos estes foram realizados antes e depois da ação educativa de universitários.

Em relação ao consumo alimentar e outros hábitos de vida, 76.6% dos participantes obtiveram a classificação em “atenção” tanto antes como depois, ou seja, ainda é necessário reavaliar os hábitos alimentares do cotidiano.

Ademais, houve uma melhora do comportamento saudável do consumo de frutas, cereais, tubérculos, pães e massas, retirada da gordura aparente das carnes, doces biscoitos, bolos recheados, sucos industrializados, refrigerantes e  número de refeições diárias.

Em contrapartida, houve uma diminuição em relação ao número de refeições diárias, consideradas como três principais, intercaladas por pequenos lanches. A avaliação do conhecimento em nutrição, que anteriormente não havia ninguém, apresentou-se depois da ação educativa 13.5%. 

Diante do exposto, conclui-se que a prática de uma dieta saudável é de importância para a amplificação do indivíduo no meio em que está inserido, sendo social, físico e mental. Além de que, promover a saúde em um ambiente acadêmico, impacta positivamente e serve como base para a construção de uma sociedade mais saudável.

Veja mais