Projeto intercursos discute possibilidades jurídicas para Startups

Acontece no Unasp

Escrito por

Redação

Publicado em

05 abr 2019

Alunos dos cursos de Administração e Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Unasp São Paulo tiveram uma aula especial na última terça-feira (02). Dentro da disciplina “Empreendedorismo, Inovação e Criatividade”, o advogado Mateus Cavalcanti conversou com os alunos sobre o tema “Juridiquês para Startups”, em uma alusão às ferramentas da área jurídica que podem auxiliar empresas a desenvolverem melhor suas práticas e negócios. O evento durou cerca de 3 horas, com participação intensa dos alunos levantando questionamentos e considerações sobre os temas e casos apresentados pelo convidado. Cavalcanti é, entre outras posições profissionais, membro do time de fomento à inovação da Associação dos Advogados de São Paulo, a AASP, entidade regional da classe profissional jurídica no estado.

Temáticas como “proteção da propriedade intelectual”, “confidencialidade dos projetos” e “organização jurídica de uma startup”, entre outros, foram apresentados para a turma, que compreende o grupo de alunos do 7º semestre de Administração e 5º semestre de Análise de Desenvolvimento de Sistemas, todos formandos. O tema apresentado pelo convidado faz parte da montagem do projeto que está sendo desenvolvido por esses estudantes, que é a construção e o desenvolvimento de uma organização modelo startup. Neste processo, a parte jurídica é essencial.

Segundo Cavalcanti, “muitas startups não se atentam para detalhes jurídicos e se prejudicam ao ponto de encerrarem suas operações”, afirma. Isso mostra a importância do tema ser debatido nesse meio de negócios. Como os alunos estão montando projetos de startups, as dicas e insights foram muito bem recebidos. “Quando pensamos em área jurídica, imaginamos questões burocráticas e difíceis para empreendedores do meio digital. Mas percebi que as legislações estão a nosso favor e as coisas são menos complexas e mais ágeis do que eu pensava. É importante a parceria, não só de gestores e desenvolvedores, mas um profissional de Direito junto fará toda a diferença”, diz Rodrigo Freire, aluno de Administração. Hebert Rodrigues, aluno do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, também compartilha do mesmo pensamento: “Muitas vezes, criamos tecnologias e empresas da área sem nenhum respaldo jurídico. Foi muito interessante entender como devemos agir em diversas situações de negociação”, aponta.

Para o me. Gustavo Caetano, coordenador do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e um dos docentes da disciplina, o momento foi essencial para a construção dos projetos. “A experiência com assuntos jurídicos é essencial para startups. Saber como lidar com sócios, patentes e registros de software faz toda a diferença para um negócio bem sucedido”, explica. Isto foi confirmado pelos alunos. Igor Alves, aluno do curso de Administração destaca que os temas falados pelo dr. Mateus ajudaram muito na construção de seu visão empreendedora. “Me ajudará a fazer diferente não só na disciplina, mas como no meio profissional”, completa.

O desenvolvimento de projetos de Startups, parceria entre os cursos de Administração e Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Unasp São Paulo, tem sido um diferencial da instituição e desses cursos no mercado, diferencial este que vem sendo reconhecido tanto no meio acadêmico e profissional da cidade de São Paulo. Entidades como SEBRAE e Associação Brasileira de StartUps tem felicitado a iniciativa, que promove, acima de tudo, o ideal empreendedor e o desempenho em alta performance dos futuros formandos dos dois cursos.