Acontece no UNASP

Projeto Horta estimula aprendizado entre as crianças

Mão na massa, ou melhor, mão na terra! Assim tem sido as aulas do Projeto Horta nas últimas semanas, onde alunos da educação Infantil, do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental têm plantado legumes na fazendinha do Colégio Unasp Hortolândia. O Projeto Horta faz com que os pequenos vivenciem a teoria aprendida nos livros. […]

Texto: Glória Barreto

Mão na massa, ou melhor, mão na terra! Assim tem sido as aulas do Projeto Horta nas últimas semanas, onde alunos da educação Infantil, do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental têm plantado legumes na fazendinha do Colégio Unasp Hortolândia. O Projeto Horta faz com que os pequenos vivenciem a teoria aprendida nos livros. O resultado? Aulas muito mais interessantes!

Criança molhando a terra com regador no Projeto Horta
As crianças plantam e regam suas sementes no Projeto Horta.

Segundo a coordenadora Nathaly Fonseca, são vários os benefícios que os alunos recebem através destas aulas em meio a natureza:

Projeto Horta: aula ou brincadeira?

Para muitas crianças a experiência de plantar tem sido o momento mais esperado da semana. “As crianças estão amando a “vida no campo”. Elas ficam ansiosas querendo que o dia da horta chegue logo e quando chega, é pura festa!”,  relatou a Nathaly.

Para a coordenadora, o fato dos alunos saírem um pouco da sala de aula, respirarem ar puro e estar em contato direto com a natureza, encanta as aulas dos pequenos.

Crianças com sementes em um copinho de café, plantando as sementes na terra.
“Elas ficam ansiosas querendo que o dia da horta chegue logo e quando chega, é pura festa!”, afirmou a coordenadora, Nathaly Fonseca

Plantar e colher

A plantação, que está localizada na fazendinha do campus Unasp Hortolândia, inclui diversas mudas, entre elas a cenoura e a beterraba. As sementes foram plantadas, e de agora em diante, as crianças vão acompanhar o crescimento das plantinhas: regando e visitando a horta. A colheita deve acontecer entre os meses de agosto e setembro de 2021.

E claro, depois de colhidos, as crianças vão poder desfrutar dos alimentos que elas próprias cultivaram. Segundo os projetos desenvolvidos pelas professoras em sala, algumas turmas irão colher os legumes e levar para comer em casa com a família. Já outras turmas, irão colher e prepara pratos em sala, juntamente com seus coleguinhas.

A teoria por traz da prática

Cada turma tem aproveitado o Projeto Horta de uma forma diferente, aliando a atividade aos conteúdos e disciplinas de seu nível de ensino.

A educação infantil tem estudado a alimentação saudável, a vida no campo, o crescimento e desenvolvimento das plantas, a responsabilidade com o meio ambiente e o cuidado com as plantas e seres vivos.

Já o 1º Ano está se aprofundando nos conteúdos de Ciências: observação de animais e plantas; Planeta Terra: solo, crescimento e desenvolvimento das plantas e responsabilidade com o meio ambiente.

Por sua vez,  o 2º Ano, tem se estudado a vida de planta, seu ciclo de vida, os lugares em que vivem, do que precisam para viver, as partes das plantas (semente, caule, folha, flor, fruto – que vai possuir novas sementes) e por fim a utilidade das plantas.

Veja mais