Impacto Social

Projeto de Inclusão Digital do UNASP oferece atendimento a idosos e PCD

Os cursos de Ciência da Computação, Engenharia da Computação e Análise de Desenvolvimento de Sistemas do UNASP desenvolveram um projeto de inclusão digital que ensina informática para pessoas com deficiência visual e pessoas da terceira idade.

Texto: Redação

Os cursos de Ciência da Computação, Engenharia da Computação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), campus São Paulo, desenvolveram um projeto de inclusão digital que ensina informática para pessoas com deficiência visual e pessoas da terceira idade. Com os temas Lixo Eletrônico/Reciclagem de Computadores e Gestão Financeira na Palma da Mão, os quatro projetos tiveram seu reinício recentemente, mas ainda há vagas para inscrição.

O objetivo do projeto Informática para Terceira Idade é tornar a tecnologia acessível a pessoas com sessenta anos de idade ou mais. De acordo com Roberto Sussumu Wataya, professor do cursos cursos de Computação do UNASP, essa iniciativa dos cursos de Computação do UNASP muda a vida dos idosos, pois proporciona uma nova realidade, tornando-os mais contextualizados, incluídos, interativos e participativos em uma sociedade high tech.

Alunos participando do projeto

Com aulas sobre Arquitetura do Computador, Internet, Windows, Word, Excel, Power Point, além dos smartphones e seus aplicativos, que serão ofertadas no projeto, iniciado em 19 de outubro, sinaliza-se uma mudança de mentalidade e redução do preconceito por parte dos participantes de um modo geral e até mesmo dos próprios idosos, em relação às novas tecnologias da comunicação e informação. Como resultado, espera-se que os participantes idosos adquiram uma nova concepção de vida e do processo de envelhecimento. Os monitores envolvidos no projeto são voluntários que compartilham seus conhecimentos técnicos têm a oportunidade de adquirir experiência de vida, e isso se refletirá futuramente no exercício profissional.

Foram reunidas 15 pessoas que compõem o quadro dos instrutores, entre elas professores, profissionais de TI, graduandos voluntários e bolsistas PIBIC. a iniciativa integra uma proposta maior, de alcançar as comunidades vizinhas do UNASP. Outra iniciativa do professor Roberto Sussumu Wataya é o projeto Informática para Deficientes Visuais, que também atende um grupo significativo de pessoas que se enquadram nesse espectro.

Bianca tem 19 anos e estuda Computação no UNASP, campus São Paulo, e explica que a experiência tem auxiliado no seu desenvolvimento profissional. “Sempre sonhei em compartilhar meus conhecimentos de Informática, e esta é uma grande oportunidade. Esta experiência será muito válida para mim, tanto na formação profissional quanto na social. Acredito que também aprenderei muito com os idosos, crescerei muito interiormente”, explica.

  O curso tem dado a oportunidade de muitos idosos serem inseridos no contexto tecnológico. Elza tem 61 anos e está participando das aulas. “Essa oportunidade caiu do céu, muito obrigado a UNASP e ao professor Roberto Sussumu pela oportunidade que nos dá. Agora quero aprender, custe o que custar e comprar o meu próprio computador e ficar plugado no mundo globalizado”, declara. Outra beneficiada com o projeto é a Maria de Lourdes que sempre acompanhou a rotina de seus familiares com a tecnologia, mas que nunca se envolveu por falta de conhecimento. “Se pudesse, queria ter aula todos os dias, pois agora é a minha vez de aprender a usar o computador, porque lá em casa meus filhos e netos, cada um tem o seu computador e usam, e eu só limpo passando pano no computador, pois não sei usar. Agora, com esse projeto, espero também ter meu próprio notebook, e fazer tudo que eles fazem, por exemplo: mandar email, escrever textos e poesias etc”, reconhece.

Alunos do projeto recebendo orientações

Veja mais