Impacto Social

Projeto de Extensão promove doação de sangue no UNASP

Há 23 anos o UNASP campus Hortolândia incentiva universitários e comunidade escolar a participarem da campanha de doação de sangue

Texto: Glória Barreto

Mais uma campanha de Doação de Sangue no UNASP campus Hortolândia aconteceu no último sábado, 21 de maio, arrecadando 97 bolsas de sangue e cadastrando 28 doadores de medula óssea. A iniciativa já acontece há 23 anos e trata-se de um projeto da extensão universitária gerenciado pelo curso de Administração e promovido semestralmente.

O responsável pela campanha e coordenador do curso de Administração, Alex Landim, explica que o projeto tem como objetivo sensibilizar os alunos e apoiar o Hemocentro. “Esta ação é de extrema importância. Principalmente, pela atual conjuntura pandêmica que estamos vivenciando. O hemocentro sempre destaca a relevância desta ação do UNASP, que faz a diferença nos hospitais da região”, pontuou Landim.

Jovem rapaz doando sangue.
Há 23 anos universitários e comunidade participam de campanha de doação de sangue no UNASP campus Hortolândia

Doação de sangue no UNASP

Nessa edição compareceram 136 candidatos. Deste total 47 pessoas estavam doando pela primeira vez. Entre eles a estudante Giulia Burlandy, que sempre quis participar do projeto de doação de sangue, entretanto, por causa da sua idade, não podia. Agora, maior de idade ela e seus amigos colaboraram com a campanha. “Eu estava bem ansiosa, mas foi muito legal, porque nós fomos em grupo e ficamos conversando durante todo o processo. Foi muito gostoso ajudar o próximo e ao mesmo tempo estar com os amigos”, contou Giulia.

Passo a passo da Doação de sangue no UNASP

Quando o doador chega, para sua própria proteção e segurança das pessoas que receberão o sangue coletado, são necessários alguns passos:

  1. Primeiro o doador passa por uma triagem, para que profissionais de saúde avaliem cada caso e assim, tenham certeza de que a coleta não irá prejudicar o doador, ou seu sangue, não tenha o risco de estar contaminado. 
  2. Depois de liberadas, as pessoas podem doar aproximadamente 450 ml de seu sangue. 
  3. Ao final, é oferecido ao doador um pequeno lanche, para prevenir fraquezas ou desmaios.
Enfermeira e socorristas do SAMU presentes na campanha de doação de sangue.
Equipe de profissionais do Hemocentro presentes na campanha do último sábado, 21 de maio.

Quem podem doar sangue?

Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50kg. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto e no caso de menores de 18 anos, apresentar consentimento formal dos responsáveis.

Não podem doar sangue pessoas que tiveram hepatite após os 11 anos de idade, tenham evidência clínica ou laboratorial de doenças sexualmente transmissíveis, como hepatite B e C, aids (vírus HIV), doenças ligadas ao vírus HTLV I e II.

Vale lembrar que a pandemia da COVID-19 acrescentou outros critérios que atualmente também são levados em conta na triagem:

Braço de uma pessoa que está doando sangue.
Foram coletadas 97 bolsas de sangue e 28 doadores de medula óssea se cadastraram como voluntários.

Como faço para doar?

O UNASP campus Hortolândia realizará a próxima campanha no semestre que vem, mas quem ficou interessado em doar ainda neste semestre pode fazer o agendamento diretamente no site do Hemocentro escolhendo o ponto de coleta mais próximo de sua casa

Veja mais