Impacto Social

Projeto de extensão desenvolve atividades motoras para atender crianças autistas

Com menos de um ano o Movimento TEA já apresenta resultados positivos entre as crianças autistas.

Texto: Gloria Barreto

O UNASP campus Hortolândia tem atendido crianças autistas no projeto Movimento TEA (Transtorno do Espectro Autista). Trata-se de um projeto de extensão que surgiu em março deste ano, em parceria com a Associação de Mães Amigos do Autismo de Hortolândia (AMAAH-HT) e já atende 20 famílias, com o objetivo de promover atividades motoras e sensoriais especialmente voltadas para crianças autistas.

O projeto foi idealizado em conjunto pela professora dos cursos de Educação Física e Pedagogia, Magda Araújo, o especialista em Educação Especial com ênfase em TEA, Rogério Severino Lopes e a presidente da AMAAH-HT, Priscila de Paula. As atividades do Movimento TEA ocorrem no Complexo Esportivo do campus universitário, todas as segundas e quintas-feiras, às 19horas.

Equipe do Movimento TEA e as crianças autistas atendidas pelo projeto
Projeto de Extensão desenvolve atividades motoras com crianças autistas.

Alunos da graduação e as crianças autistas

A presidente da AMAAH-HT conta que o Movimento TEA tem apresentado resultados visíveis. “O Felipe (5 anos) é uma das crianças que está conosco faz algum tempo. No início do projeto era uma criança frequentemente arrisca, fechada, mas hoje, ele chega cumprimentando todo mundo, abraçando todo mundo”, relatou Priscila.

Inicialmente o projeto contava apenas com alunos de educação física, porém estudantes de publicidade e propaganda, psicologia e pedagogia também mostraram interesse e atualmente, participam do Movimento TEA. A professora Magda explica que os alunos da graduação participam da elaboração e aplicação das atividades. 

“É uma riqueza de experiências para os alunos da graduação! Não apenas em seu aprimoramento profissional, como também em seu crescimento como pessoa”, comentou Magda.

Projeto de extensão e campo de pesquisa

O projeto Movimento TEA tem valorizado a prática acadêmica aproximando o aluno universitário de diferentes realidades e, simultaneamente fomentando novas pesquisas acadêmicas. Eles tem reunido os materiais e relatos coletados para serem utilizados na construção de artigos e apresentações em eventos científicos.

“Já temos quatro artigos que foram enviados para publicação e devem estar disponíveis no final do mês de setembro. Os alunos também estão trabalhando em cinco relatos de experiência”, informou a professora Magda.

Um conhecimento teórico e prático que tem feito a diferença na comunidade do município de Hortolândia. “Estamos muito felizes em poder proporcionar essa vivência aos alunos da graduação. E nossos autistas estão sendo atendidos por pessoas que querem entender, ajudar e melhorar a qualidade de vida de cada um deles”, comentou Priscila.

Adolescente autista fazendo atividade motora no projeto de extensão Movimento TEA
Movimento TEA atende crianças autistas de diferentes idades.

Os pais e mães de crianças autistas que quiserem participar do projeto, podem entrar em contato com a Associação de Mães Amigos do Autismo de Hortolândia (AMAAH-HT), que fica na Avenida Tarsila do Amaral, 651, bairro Jardim Amanda, Hortolândia, SP.

Telefone da AMAAH-HT – (19) 993465761

Veja mais