Impacto Social

Projeto da Faculdade de Arquitetura reforma lanchonete em Engenheiro Coelho

Alunos de Arquitetura e Urbanismo do Unasp, Campus Engenheiro Coelho, realizaram a reforma de uma lanchonete O sonho de Elisabete Silva, proprietária do “Ponto do Salgado” no bairro Cidade Universitários, finalmente se concretizou. “Tia Bete”, carinhosamente chamada por todos, há seis anos sonha em reformar seu estabelecimento, mas os recursos para financiar uma reforma nunca […]

Texto: Carolina Delcasale

Alunos que participaram do projeto de reforma da lanchonete no bairro Cidade Universitária em Engenheiro Coelho

Alunos de Arquitetura e Urbanismo do Unasp, Campus Engenheiro Coelho, realizaram a reforma de uma lanchonete

O sonho de Elisabete Silva, proprietária do “Ponto do Salgado” no bairro Cidade Universitários, finalmente se concretizou. “Tia Bete”, carinhosamente chamada por todos, há seis anos sonha em reformar seu estabelecimento, mas os recursos para financiar uma reforma nunca foram suficientes. Sabendo disto, um grupo de alunos da Faculdade de Arquitetura do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), campus Engenheiro Coelho, voluntariamente deu aquela forcinha para “Tia Bete” revitalizar seu espaço. O local recebeu novas cores, paisagismo e iluminação, tornando o ambiente mais agradável e aconchegante, com direito a reinauguração.

Conheça o curso de Arquitetura e Urbanismo oferecido em Engenheiro Coelho

O projeto foi estimulado dentro das atividades da Semana de Arquitetura que teve como tema “Arquitetura em todas as camadas”. O objetivo era instigar nos alunos a preocupação com o social e o que se pode fazer em relação a isso, explica a professora do curso Cibele Rodrigues. “A gente está discutindo quais são as consequências da arquitetura para a sociedade. Acredito que a ideia da reforma do Ponto do Salgado surgiu por influência disto. É uma ideia incrível, mostra que, como cidadãos, podemos fazer muito mais do que pensamos”, explica.

A ação tomou tamanha proporção que universitários de outros cursos decidiram contribuir. Com a iniciativa, o espaço ganhou um novo nome. Agora é “Bete’s”, além de novas opções no cardápio, revela uma das universitárias engajadas no projeto, Franciele Cândido. “Tem uma equipe do curso de Publicidade e Propaganda que está trabalhando a questão do logo e novos cardápios”, conta.

Saiba como cursar Arquitetura e Urbanismo no campus Engenheiro Coelho

Fazer o bem com o conhecimento adquirido em sala de aula está proporcionando uma experiência fantástica, afirma a universitária. “A gente não quer parar! Queremos dar sequência em um projeto social aqui na nossa comunidade. A arquitetura pode ser social e precisa ajudar as pessoas. E começa aqui, bem pertinho da gente”, destaca.

Emocionada, tia Bete conta que Deus ouviu suas orações quando pediu que mandasse alguém para ajudá-la. “Às vezes eu paro e começo a chorar porque Deus não mandou uma pessoa só para me ajudar, mandou um batalhão”, agradece.

Sobre o curso de Arquitetura

Domínio artístico, criatividade, consciência socioambiental e técnicas aprimoradas, são elementos que tornam possível a projeção e organização dos espaços internos e externos. O curso de Arquitetura e Urbanismo do Unasp proporciona o desenvolvimento dessas técnicas, capacidade estética e visão da funcionalidade para elaborar grandes projetos arquitetônicos. 

A estrutura do curso conta com ateliês para a prática de desenhos e projetos, laboratórios práticos e um Núcleo de Tecnologia de Engenharia e Arquitetura. Além disso, os alunos têm a oportunidade de participar e criar projetos reais com a Vértice Arquitetura e Urbanismo, escritório modelo. O curso também adota projetos de responsabilidade social para o crescimento e aperfeiçoamento dos alunos.

 

Veja mais