Não Classificado

Projeto Bilíngue movimenta alunos no Colégio Unasp

O projeto existe há três anos e está em constante expansão. As aulas acontecem em tempo integral, assim, os alunos podem aprender por mais tempo um segundo idioma

Texto: Redação

 

De acordo com um estudo publicado na revista Proceedings of National Academy of Sciences, em 2012, pesquisadores da Universidade Northwestern, descobriram que o Ensino Bilíngue pode ajudar alunos a prestar mais atenção no que ouvem e no que falam, de forma geral. Esse aprendizado pode estimular outras partes do cérebro, tornando-os mais dinâmicos em aula.

É por esse motivo que o Colégio Unasp investe na inserção do segundo idioma no planejamento pedagógico de alunos de 4 a 8 anos. “As crianças da pré-escola aprendem inglês em ambientes simulados e com diversas curiosidades”, conta a diretora da Escola Básica e psicopedagoga, Carla Lopes. Atualmente, 38 alunos são divididos em turmas mescladas, de acordo com o nível individual de um.

O projeto existe há três anos e está em constante expansão. As aulas acontecem em tempo integral, assim, os alunos podem aprender por mais tempo um segundo idioma. De acordo com Carla, o plano é que o Ensino Bilíngue seja estendido para os alunos do Ensino Fundamental e Médio.

A coordenadora do Projeto, Lilian Regina Cardoso, explica que “o plano é aumentar o número de alunos gradativamente. Precisamos de profissionais capacitados e boas salas à disposição”. Para o ano que vem, Lilian revela que a 4ª e 5ª série serão beneficiadas com o Ensino Bilíngue.

 “A metodologia que eles estão usando é muito interessante. Eles trazem cultura em outro idioma de uma forma leve”, salienta Francine Pacheco, mãe de dois alunos matriculados no Colégio Unasp. Ela ainda ressalta que mesmo não sendo completamente alfabetizados, eles já se comunicam muito bem em inglês graças ao projeto.

Lilian acrescenta que o ensino é diferenciado e diz que a intenção é que o aluno aprenda de forma natural. “E isso tem acontecido porque eles aprendem pelo contexto, de forma clara”, destaca. A coordenadora comemora o crescimento do projeto e acredita no crescimento profissional dos estudantes que participam do Projeto Bilíngue. 

Veja mais