Não Classificado

Projeto “Próximos Passos” ganha prêmio do Banco Santander

O projeto de inclusão de pessoas na vida acadêmica foi reconhecido pela fundação Santander Universidades. O centro Universitário ficou ao lado de renomadas como PUC-PR, USP e Unesp

Texto: Redação

O programa de inclusão social, promovido pelo curso de Pedagogia do Unasp-EC, ganhou reconhecimento fora do campus. Na semana passada, o grupo Santander divulgou a lista de 12 universidades consideradas destaque pela divulgação e aplicação de projetos acadêmicos diferenciados. Entre as instituições, o Unasp-EC apareceu como destaque no quesito “Inclusão Social” pelo projeto “Próximos Passos”.

Entre as finalistas, também se encontram universidades conceituadas como a Unesp, USP e a PUC-PR. Inovações em técnicas de ensino, parcerias acadêmicas e inclusão social são as três temáticas da categoria onde o Unasp-EC foi destacado.

O projeto acadêmico do Unasp é parte da tese de doutorado da professora Betânia Stange. A ideia tem sido colocada em prática no campus desde o início deste ano e consiste em aulas acadêmicas para os alunos especiais direcionadas por tutores. “A ideia é fazer com que o aluno especial tenha uma vivência intelectual e acadêmica no ambiente universitário do Unasp-EC. O projeto Próximos Passos é um projeto de inclusão social baseado no auxílio dado por alunos sem deficiência”, explica Luísa Helena, secretária do curso de Pedagogia.

No “Próximos Passos” o tutor, aluno que auxilia os estudantes especiais, ajuda o aluno a fazer tarefas específicas com as necessidades individuais dos participantes. “Eles (alunos especiais) escolhem um curso e fazem as disciplinas como em uma faculdade normal. Depois de um tempo eles vão se aproximando cada vez mais da academia, fazendo com que suas capacidades intelectuais sejam melhoradas”, define Luísa.

Para ter acesso a lista o Banco Santander basta clicar no link:http://www.santander.com.br/portal/wps/gcm/package/wps/universidades_07112014_91080.zip/correntistas_conta_premios.htm

 

Veja mais