Vida no Campus

Programação promove reflexão sobre suicídio

O mês do Setembro Amarelo é encerrado com programa especial no UNASP Hortolândia

Texto: Sabrina Girotto

Se você uma iluminação amarela nos monumentos que ilustram os cartões postais brasileiros e não entendeu o porquê? Aqui vai uma dica: esse destaque está relacionado ao Setembro Amarelo. Neste ano de 2017, a campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio está na sua terceira edição aqui no Brasil e tem o objetivo de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo.

Em apoio a essa iniciativa, a pastoral do internato em parceria com o Eventos do Unasp-HT preparou um culto jovem intitulado “Viver é Sempre a Melhor Opção”. Para quebrar o tabu, a tarde de sábado teve papo aberto sobre o suicídio, com a presença da psicóloga Rosa Azevedo, do Programa de Apoio Emocional ao Discente (PAED).  “O suicídio avisa e seus sinais são visíveis”, ponderou a profissional. Para finalizar o programa, o grupo J. Art’s realizou uma encenação sobre o assunto, para as cerca de 600 pessoas presentes no Auditório Arlete Afonso.

Para Esther Milani, estudante do segundo ano do Ensino Médio, a encenação do grupo foi o que mais a marcou. “As músicas e a peça apestava deixaram todo o programa mais interativo. A palestra apresentou vários dados e formas de você se auto avaliar. Mas o final para mim, foi a melhor parte. Os balões que foram soltos no ar e as mensagens que escrevemos, adorei”. Ao final da programação os alunos foram convidados a escrever mensagens de apoio e motivação que foram amarradas em balões e soltos para percorrerem os bairros do entorno do campus. Esther conta que escreveu um pequeno poema para enviar junto com seu balão e assim, quem sabe, ajudar de alguém. A mensagem dizia:

Para onde vão as palavras não ditas?

Esquecidas em orfanatos, por serem precoces demais

Envelhecidas em asilos, por terem enrugado e perdido a independência

Amarradas em camisa de força, por serem insanas e incontroláveis

Suplicando nas sarjetas, por precisarem de ajuda.

E, se por ventura encontrá-las por aí,

Diga que sinto falta, muita falta.

 

De: Deus

Para: Meu filho

 

 Momento em que os alunos soltam os balões e as mensagens, registrado por uma câmera de celular.

Nas palavras do diretor espiritual do campus, pastor Jael Eneas, “a programação passou uma poderosa mensagem aos alunos sobre o valor da vida”. Segundo Eneas, existe uma equipe que está a disposição dos alunos para conversar, sempre que estes precisarem de apoio e acolhimento, são eles: Pastor Joanito Maia, Jobson Santos, Jetro Ortega e Elber Rizziolli.

Informações sobre o Setembro Amarelo

Fundada no ano de 1960, a Internation Association for Suicide Prevention (IASP), é a maior organização internacional dedicada à prevenção do suicídio e ao alívio dos efeitos dessa ação. Essa organização foi a que deu base para a criação do CVV, Centro de Valorização da Vida, aqui no Brasil. Ambas organizações atuam em várias campanhas mundial sem combate ao suicídio, como caminhadas na rua, passeios ciclísticos, de moto e ações em locais públicos, principalmente no dia 10 do mesmo mês, onde se comemora o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

 

Veja mais