Cultura e Ciência

Programa de mestrado do UNASP e Prefeitura de Itapecerica da Serra promovem melhorias para a cidade

O Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP) e a Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente (SPMA), por meio do programa de Mestrado e Promoção da Saúde, fecharam um acordo de colaboração que visa a melhoria  de variadas políticas públicas da cidade de Itapecerica da Serra.  O destaque da parceria será a elaboração do Plano […]

Texto: Yasmin Medeiros

O Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP) e a Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente (SPMA), por meio do programa de Mestrado e Promoção da Saúde, fecharam um acordo de colaboração que visa a melhoria  de variadas políticas públicas da cidade de Itapecerica da Serra. 

O destaque da parceria será a elaboração do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica que beneficia toda a região metropolitana de São Paulo. Essa área, de acordo com  Maurício Lamano, biólogo e professor do UNASP, é importante devido aos seus mananciais. A população dessa região pode se beneficiar pela qualidade ambiental e pelo ordenamento do território. “Essa iniciativa objetiva um desenvolvimento economicamente viável, ambientalmente equilibrado e socialmente justo”, ressalta.

Outra demanda que contará com o apoio da UNASP são as capacitações relacionadas ao setor de Recursos Humanos da Prefeitura, que têm o intuito de melhorar o atendimento à população e também aperfeiçoar a organização das funções do trabalho. “Pretende-se assim, através da parceria com uma instituição acadêmica, aperfeiçoar a prestação de serviços à população”, destaca a SPMA.

Na foto o professor Maurício Lamano, responsável pelo programa de mestrado profissional em Promoção de Saúde e Secretaria de Planejamento de Itapecerica da Serra se reúnem para fecharem acordo de colaboração.
Professor Maurício Lamano e Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente de Itapecerica da Serra se reúnem para fecharem acordo de colaboração.

Programa de mestrado: conhecimento e crescimento

Com o objetivo de oportunizar o acesso à informação e evidenciar a necessidade do cuidado com o meio ambiente, o UNASP lança um e-book intitulado “Eu, o meio  ambiente e você”. O material aborda aspectos importantes sobre  questões ambientais e socioambientais do nosso planeta e conta com o apoio do Programa das Nações Unidas do Meio Ambiente (PNUMA) e da Organização para a Alimentação e Agricultura (FAO).

O professor Lamano reforça a importância de iniciativas como essa. “As agências da ONU organizam grandes temas que são norteadores de políticas públicas. Lançar o e-book e entrar na Década da Restauração com esse norte, mostra a importância que a ciência tem neste momento”, explica.

O intuito do material é também preparar a população itapecericana para compreender as  relações de implementação de políticas públicas ambientais, por parte da gestão pública municipal. Dessa forma, o indivíduo passa a conhecer as ações do poder público em benefício de toda a população, segundo Lamano. 

Atitudes como essas evidenciam a relevância do programa de Mestrado Profissional em Promoção de Saúde do UNASP, que tem um compromisso social com a criação de entornos sustentáveis e saudáveis. Diante disso, a instituição se propõe a apoiar essa causa e oferecer suporte, conscientização e avanço à população .

Veja mais