Professora do Unasp-EC defende tese de doutorado na Unicamp

Não Classificado

Escrito por

Redação

Publicado em

10 set 2014

Docente no curso de Música e História no Unasp-EC, Denise Scantarolli, realizou a defesa da sua tese de doutorado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A pesquisa, que foi realizada parcialmente na Universidade de Paris-Sarbonne, foi confrontada por professores franceses e brasileiros, além de docentes da PUC-RS. O tema da pesquisa foi o teatro lírico francês no Rio de Janeiro em 1840.

O foco do trabalho é a ópera-comique e vandeville, gêneros artísticos franceses que foram incorporados em teatros cariocas no primeiro império brasileiro. “A pesquisa também trata do papel desses gêneros musicais no desenvolvimento de práticas e conceitos ligados às artes no Brasil”, explicou a doutora.

Para realizar a pesquisa, Denise partiu de uma análise comparativa entre o Rio de Janeiro e Paris. Ela buscou entender o significado dos espetáculos e as reações do público nas duas cidades. “O acesso a arquivos franceses e a experiência na Universidade de Paris ajudou bastante”, pontua.

A tese foi aprovada pela banca examinadora com o título “Três Honorable”, ou seja, nota máxima concedida pela Universidade de Paris-Sarbonne. Denise Scandarolli foi orientada por Edgar de Decca, professor-doutor em História Social pela Universidade de São Paulo.