Cultura e Ciência

Professora de Comunicação do Unasp é finalista do Prêmio Impa-SBM de Jornalismo

A premiação selecionou 10 trabalhos finalistas nas categorias de Matemática e Ciência que estimulam o interesse pelas áreas no Brasil A professora Stefhanie Piovezan do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), campus Engenheiro Coelho, está entre os finalistas do prêmio Impa-SBM de Jornalismo 2019. As duas reportagens produzidas pela autora foram escolhidas entre 82 trabalhos […]

Texto: Raiane Lívia

A premiação selecionou 10 trabalhos finalistas nas categorias de Matemática e Ciência que estimulam o interesse pelas áreas no Brasil

Stefhanie Piovezan é graduada em Jornalismo pela Unesp e tem Mestrado em Comunicação pela mesma instituição. Atualmente é professora no Unasp, campus Engenheiro Coelho, para os cursos de Comunicação Social e Jornalismo.

A professora Stefhanie Piovezan do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), campus Engenheiro Coelho, está entre os finalistas do prêmio Impa-SBM de Jornalismo 2019. As duas reportagens produzidas pela autora foram escolhidas entre 82 trabalhos analisados pela comissão julgadora na categoria de Divulgação Científica.

O prêmio Impa-SBM foi criado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). O objetivo é enaltecer reportagens que apresentem a Matemática e a Ciência de maneira interessante e original, provocando reflexão sobre estas áreas do conhecimento e estimulando a sua polarização no Brasil.

As matérias avaliadas foram veiculadas em jornais, revistas, portais, blogs, televisão e rádio entre 16 de maio de 2018 e 15 de junho de 2019. Os critérios de seleção incluíam relevância jornalística do tema, originalidade, profundidade, clareza e qualidade na apuração e execução da reportagem.

A professora Mestre Stephanie Piovezan graduada em Jornalismo pela Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) e Mestrado em Comunicação Social pela mesma instituição, está entre os 10 trabalhos finalistas do prêmio. As reportagens escritas trazem relatos sobre o uso de dados na busca dos corpos desaparecidos na tragédia de Brumadinho e sobre evidências das origens de Dinossauros no Brasil. “Nos últimos anos, trabalhei especificamente com jornalismo científico. É uma área pela qual tenho muito interesse e que nos permite aprender constantemente. Para escrever o texto sobre os dinossauros, por exemplo, entrevistei diferentes especialistas e consultei várias fontes e mapas. Foi um aprendizado tremendo e, ao mesmo tempo, foi um grande prazer poder aprender com profissionais que são referências no assunto”, relembra Stefhanie.

No ano passado a professora ganhou o prêmio de Jornalismo promovido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) na categoria Internet Regional, com a matéria “Alunos de escolas públicas apontam ‘incapacidade’ e ‘falta de dinheiro’ como motivos para não cursar faculdade”.

A cerimônia de premiação do prêmio Impa-SBM de Jornalismo acontece no dia 30 de julho, durante o 32º Colóquio Brasileiro de Matemática, na sede do Impa no Rio de Janeiro.

Veja mais