UNASP Ciência - Notícias

Professor do UNASP participa de evento sobre Ciência e Religião em Oxford

O encontro comemorou a carreira e a aposentadoria de um dos grandes teólogos e escritores contemporâneos, Alister McGrath.

Texto: Ana Clara Silveira

A Universidade de Oxford reuniu diversos pesquisadores para a comemoração da carreira e aposentadoria do teólogo e escritor contemporâneo Alister McGrath. Esse autor tem uma extensa lista de publicações, que conta com mais de 60 livros, e contempla especialmente as áreas de teologia histórico-sistemática e ciência e religião.

O doutor Adriani Milli apresentou na ocasião uma análise sobre o uso da obra Christian Theology: An Introduction (traduzida no Brasil com o título Teologia Histórica, Sistemática e Filosófica) para aulas de teologia sistemática. “Minha apresentação analisa as mudanças de uma edição para a outra, em diálogo com avaliações críticas do material em resenhas publicadas em revistas acadêmicas da área, e discute as melhores formas de um professor de teologia sistemática utilizar essa obra para as aulas”, explica o professor do UNASP.

A apresentação em um evento sobre Apologética, estudo da defesa da fé cristã, oportuniza a apresentação de um discurso acadêmico que contempla a fronteira entre a fé e a religião, em que a fé bíblica é relevante para a discussão de temas de interesse da comunidade científica. Para o professor Adriani “um estudioso cristão deve prezar pela excelência acadêmica, tendo isso como fundamental para que a audiência, na comunidade acadêmica, reconheça que o pesquisador é sério e confiável”.

Trajetória de Adriani Milli

O professor Adriani Milli concluiu seus estudos dos cursos de graduação em Teologia e Administração em 2006. Ele deu sequência com o Mestrado na área de teologia contemporânea, no programa de Ciências da Religião da UMESP e concluiu em 2009. O foco da pesquisa no mestrado foi a reação de influentes vozes da teologia contemporânea diante das incisivas críticas da religião no contexto da modernidade. O estudo foi publicado como livro no Brasil, com o título “Teologia vs. Religião? A crítica da religião em Barth e Bonhoeffer”.

Posteriormente, seus estudos doutorais foram realizados no Estados Unidos. “O fruto do meu PhD em teologia sistemática na Andrews University, concluído em 2017 foi o livro Toward a Priestly Christology: A Hermeneutical Study of Christ’s Priesthood, publicado pela Fortress Academic nos EUA”, esclarece o pesquisador. O livro elabora um modelo de compreensão da pessoa e obra de Cristo, na perspectiva do seu sacerdócio.

Seu pós-doutorado resultará em um livro sobre A Hermenêutica do Testemunho, que é um estudo junto a Vrije Universiteit Amsterdam, na Holanda. Além disso, o professor Milli está em processo de escrita de um livro sobre a teologia do perdão, “especialmente as suas relações com a memória e o esquecimento, com foco nas suas implicações para a compreensão da expiação e do sacerdócio de Cristo”. Isso constitui seu projeto de pesquisa pós-doutoral na Universidade de Oxford. Ele afirma que “o título provisório do livro é ‘O perdão, a lembrança e o esquecimento: a teologia do perdão e a hermenêutica da expiação’”.   

O UNASP e a Ciência

A participação em eventos dessa natureza é classificada pelo professor Milli como positiva para a educação adventista, em especial o ensino superior. No evento, chamou a sua atenção o posicionamento do organizador do evento, doutor Andrew Pinsent, diretor do Centro de Estudos de Ciência e Religião Ian Ramsey, da Faculdade de Teologia e Religião da Universidade de Oxford.

Ao introduzir a palestra plenária do doutor Adriani Milli, disse que “a igreja adventista exerce uma forte influência no cenário religioso brasileiro e considera importante para o evento contar com um palestrante brasileiro de uma instituição adventista”. O comentário enfatiza o interesse de pesquisadores ao redor do mundo pelo conhecimento científico produzido em instituições de ensino adventistas, como o UNASP.

O professor Adriani Milli acredita que essa aproximação entre ciência e religião é importante. “Por que a crença religiosa deveria estar dissociada da construção do conhecimento? Se Deus é o criador de todas as coisas, inclusive de nossa mente e de nossa capacidade de construir conhecimento, não faria sentido um cristão não valorizar discussões acerca do conhecimento científico”, frisa.

Tendo em vista a aproximação do professor Adriani Milli com a pesquisa, ele defende que “o conhecimento, quando devidamente desenvolvido, é uma das valiosas ferramentas que temos para compreender melhor o mundo”. Ele finaliza pontuando que dessa forma é possível “servir melhor a Deus na maneira de viver, pensar e trabalhar”.

Veja mais