Professor do Unasp Hortolândia apresenta trabalho em congresso internacional

Cultura e Ciência

Escrito por

Sabrina Girotto

Publicado em

15 abr 2019

No início do mês, o professor Eliezer Moura apresentou uma pesquisa no VI Brainn, congresso internacional na área da neurologia, que acontece anualmente na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Neste evento, tanto alunos de iniciação científica como pesquisadores renomados, podem submeter seus estudos à apresentação.

Eliezer conta que por ser um evento internacional, “todos os trabalhos escritos, bem como as apresentações dos mesmos devem ser feitas em inglês. Os trabalhos aprovados pelo congresso são publicados na revista internacional Journal of Epilepsy and Clinical Neurophysiology” declara.

Sobre a pesquisa

Moura continua; “O trabalho apresentado foi referente aos dados parciais de meu doutorado”. Orientado pelo professor Heitor Moreno Júnior, da Faculdade de Ciências Médicas e professor Bruno Rodrigues da Faculdade de Educação Física, ambos da Unicamp, o trabalho buscou verificar se a estimulação cerebral por corrente elétrica contínua, poderia ajudar na redução da pressão arterial. “Verificamos que a estimulação reduziu a pressão arterial, medida em 24 horas, através da monitoração ambulatorial da pressão arterial (MAPA), em pacientes hipertensos e hipertensos chamados resistentes, ou seja, aqueles que a pressão só é controlada (ou não) com o uso de 3 ou mais medicamentos para a pressão” explica o pesquisador.

Trajetória profissional

Eliezer Moura é graduado em Educação Física, especialista em Treinamento Desportivo, mestre em Ciências da saúde e atualmente cursa o programa de doutorado em Educação Física, na Unicamp. É  professor do curso de Educação Física do Unasp Hortolândia e integrante do Laboratório de Estudos em Atividade Física, Metabolismo e Saúde, do mesmo campus. Além de dar aulas, Moura vem realizando pesquisas na área da hipertensão e doenças associadas à Síndrome Metabólica.

Confira um trecho da apresentação do professor Moura: