UNASP Ciência - Notícias

Professor do UNASP apresenta em sua dissertação do Mestrado, como uma Instituição de Ensino Superior pode ser um espaço de Promoção da Saúde

Diante da importância de uma universidade na sociedade, a escolha desse tema possibilitou reconhecer a educação superior como um espaço privilegiado para adoção de culturas saudáveis.

Texto: Thaís Fowler

O professor Sérgio Roberto da Silva, apresentou sua dissertação de mestrado em Promoção da Saúde na última quarta-feira (17). O trabalho teve como título “Universidades promotoras da saúde: Análise de projetos e percepções de gestores de uma instituição de ensino superior”. 

A pesquisa mostra que um ambiente de trabalho saudável é essencial, não só para alcançar a saúde do colaborador, mas também contribui positivamente na produtividade, motivação, fluidez das relações, satisfação e qualidade de vida em geral. “Essa pesquisa é fruto de inquietações advindas de minha experiência de trabalho e estudos”, compartilha Sérgio. 

Sua vivência de mais de 20 anos na área administrativa universitária da instituição e como professor do ensino superior nos últimos 3 anos, geraram um cenário profícuo de reflexões. Os dados coletados mostram que o UNASP incorpora a saúde em grande parte dos campi e contribuem em ações de promoção da saúde localmente. A partir da pesquisa realizada pelo professor Sérgio, foi comprovado que os 48 projetos encontrados nos documentos e entrevistas com gestores mostraram que ambas dialogam com o referencial da Promoção da Saúde. Também foi possível destacar que há consonância entre os documentos institucionais analisados e a percepção dos gestores sobre suas ações.

Segundo a professora e orientadora, doutora Elisabete Agrela de Andrade, o tema da dissertação é um dos campos de ação do referencial teórico da Promoção da Saúde, proposto pela Organização Mundial da Saúde (OMS). “O UNASP tem grande potencial e dialoga com referências internacionais de promoção da saúde, e enquanto pesquisadora, trazer esse arcabouço teórico para o que já é feito nesta instituição, é de grande valia”, afirma. 

Veja mais