Acontece no UNASP

Professor da Harvard University fala em I Simpósio étnico-racial do UNASP

Cursos do UNASP Hortolândia promovem um espaço de discussão e reflexão sobre a cultura afrodescendente em I Simpósio étnico-racial

Texto: Glória Barreto

Os cursos de psicologia, publicidade e propaganda e direito do UNASP Hortolândia promoveram no último domingo, 31 de outubro, o I Simpósio Interdisciplinar relações étnico-raciais no Brasil. O evento foi aberto a participação dos campi UNASP, instituições do ensino superior da rede adventista e interessados no tema.

O simpósio foi virtual, estratégia que possibilitou a participação de estudantes de todo o Brasil e palestrantes convidados de diversas instituições de ensino superior, incluindo um professor da Harvard Unversity.

Transmissão do I Simpósio étnico-racial promovido pelo UNASP Ht.

Na abertura do evento, o diretor geral do UNASP campus Hortolândia, Douglas Menslin, afirmou que promover o primeiro simpósio sobre um tema tão relevante era um privilégio para a instituição. “Esse é o nosso papel como instituição universitária, não somente ministrar em sala de aula, o conteúdo necessário para o aprendizado do aluno, mas também compartilhar este aprendizado através de programas abertos ao público”, destacou Menslin.

Universidade e a cultura afrodescendente

Os organizadores do evento explicam que o objetivo foi promover um espaço de discussão e reflexão com enfoque multidisciplinar da cultura afrodescendente no Brasil. A partir deste primeiro evento,  os coordenadores esperam proporcionar um espaço sistemático para o desenvolvimento acadêmico dos universitários para esta realidade.

A coordenadora do curso de psicologia, Jéssica Silva, explica a importância deste simpósio para estudantes de psicologia em seu futuro profissional. “O tema é de relevância para a atuação do psicólogo brasileiro, visto que os negros são a maioria na população brasileira e existe uma falta de espaços para discutir a história da cultura afrodescendente, o racismo, bem como as formas de prevenção e intervenção social”.

Temas e convidados do I Simpósio étnico-racial

Pela manhã a professora da FADBA, Sânzia Bezerra Ribeiro, iniciou o evento com o tema Divisão racial do trabalho e o impacto na saúde da população negra. Em seguida o professor do UNASP, Sérgio Costa, falou sobre Equidade Étnico-Racial e a Dignidade da Pessoa Humana: O papel da academia. Ao final da manhã uma roda de conversa com discentes de direito tratou das semelhanças e diferenças entre Racismo ou Injúria Racial.

Pela tarde o evento começou com uma mesa redonda ministrada pelo professor associado da Universidade Federal Fluminense, Hildeberto Vieira Martins, falando sobre A produção da subalternidade: os saberes psicológicos e a questão racial no Brasil. E o evento foi concluído com um convidado internacional, doutor David R. Williams, que falou sobre Racismo e Saúde.

O doutor Willians é professor de Saúde Pública Florence Sprague Norman e Laura Norman e presidente do Departamento de Ciências Sociais e Comportamentais da Harvard T. H. Escola Chan de Saúde Pública.

Veja mais