Notas Formatura

Primeira aluna do sistema EaD Adventista do Brasil conclui a Graduação

Uma cerimônia para ficar marcada na história da Educação Adventista do Brasil. Na tarde desta quarta-feira (18) houve a colação de grau da primeira aluna que concluiu a Graduação pela modalidade EaD do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp EaD). A aluna Raiane Mota Pezarini se formou no curso de Tecnologia em Gestão de […]

Texto: Mairon Hothon

Raiane Mota Pezarini é a primeira aluna a se formar pela modalidade EaD do Unasp. Formada em Tecnóloga em Recursos Humanos, já recebeu ascensão profissional. (Créditos: Marketing Unasp)

Uma cerimônia para ficar marcada na história da Educação Adventista do Brasil. Na tarde desta quarta-feira (18) houve a colação de grau da primeira aluna que concluiu a Graduação pela modalidade EaD do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp EaD). A aluna Raiane Mota Pezarini se formou no curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos do Unasp em uma solenidade que aconteceu nos mesmos moldes do seus estudos, de maneira virtual.

Da sede do campus EaD, localizado na cidade de Engenheiro Coelho (SP), o representante do reitor junto aos diretores do campus certificaram por videoconferência a Raiane Mota o título de Tecnóloga em Recursos Humanos, que estava há 60 quilometros de distância, no polo de origem dela em Campinas. Com a presença do diretor do polo, professor José Gleidson Carneiro, a aluna fez o juramento legal, realizou as assinaturas necessárias e recebeu o certificado de conclusão do curso.

Raiane apostou no Unasp EaD pelo estilo de vida mais corrido que leva. Nesta quarta, após dois anos de curso conseguiu o sonhado “canudo” da graduação. Cerimônia aconteceu de forma virtual.

“Chegar até aqui foi a realização de um sonho. Com certeza fazer uma faculdade não é fácil, exige dedicação e renúncias. Mas posso afirmar que vale a pena! Escolhi o Unasp pelos valores e princípios que se assemelham aos meus. Ontem foi um dia emocionante, pois junto do tão esperado canudo, veio o sentimento de dever cumprido, gratidão por tudo que aprendi e anseio pelos desafios que estão por vir! Isso é só o início da minha jornada!”, afirma a estudante que já ganhou um promoção de trabalho por ter concluído o Ensino Superior.

Essa foi a primeira vez que um aluno se formou na Graduação pelo sistema EaD da Igreja Adventista, sistema que foi autorizado a operar pelo MEC em maio de 2017 e agora já colhe seus primeiros resultados práticos. Com mais de 70 polos espalhados no país e seis cursos de graduação abertos, tanto tecnólogos quanto licenciaturas, o EaD do Unasp tem nota máxima na avaliação do Governo Federal.

“Hoje a única modalidade de ensino que cresce no país é o EaD, são mais de 2 milhões de alunos que buscam uma nova perspectiva de vida pelo aprendizado digital. E essa primeira colação nos demonstra que estamos no caminho certo e grandes resultados virão. O aluno que busca a modalidade EaD do Unasp está inserido não apenas em um modalidade inclusiva de ensino e com preços mais acessíveis de mercado, mas tem a oportunidade de experimentar um ensino 5 estrelas que transmite um ensino baseado em valores éticos e cristãos”, comenta o pró-reitor de Educação a Distância, profº José Prudêncio Júnior.

O secretário-geral do Unasp e representante do reitor na cerimônia, professor Marcelo Alves Franca, explica que a cerimônia de colação de grau difere da cerimônia festiva da formatura, pois a colação é a que confere a titulação legal ao aluno atuar no mercado de trabalho depois de formado, sendo possível fazê-las de forma separada. Segundo Alves, essa só foi a primeira colação de próximas que virão pelos alunos que estão concluindo os respectivos cursos.

Representantes do Unasp durante cerimônia virtual da colação de grau. Segundo prof Marcelo Franca (ao centro), “o momento é histórico não só pra nós, mas para a Educação Adventista no Brasil”.

“A colação desta quarta-feira é fruto de muito planejamento, sistema de gestão integrado, estabelecimento de políticas educacionais e do apoio institucional que mostram que essa modalidade de ensino funciona na nossa organização. O EaD do Unasp é a oportunidade do aluno experimentar a qualidade do ensino sem precisar estar matriculado em um campus físico, propriamente dito”, comenta.

Na cerimônia desta quarta estavam presentes as autoridades Marcelo Franca Alves (Secretário-Geral e presidente da Mesa representando o Magnífico Reitor Martin Kuhn), José Gleidson Pinheiro Carneiro (Coordenador do UNASP Polo SP – Colégio Adventista de Campinas), Valcenir do Vale Costa (Coordenador-Geral de Polos e Coordenador de Tutores EAD), Gilson Pereira Ferraz (Coordenador de Produção de Materiais do UNASP-EAD) e Tânia Maria Rodrigues Banganha Prato representando Gabriela Krofke de Sousa (Secretária Acadêmica do UNASP-EAD).

Sistema EaD Adventista

Com presença na área de graduação, pós-graduação e cursos de extensão universitária oferecidos a distância o Unasp EaD tem um repositório com mais de cinco mil vídeos e vídeo-aulas dos mais diversos assuntos. Organizado em 2012, a instituição passa por critérios de avaliação frequentes tanto dos órgãos federais quanto da própria rede adventista de ensino. Durante esses anos estiverem a frente do EaD como diretores do campus virtual os professores Valcenir Costa (2011 – 2016), Martin Kuhn (2016 – 2017), Ivan Almeida (2018) e José Prudêncio Júnior (2019 – dias atuais).

Credenciados pelo MEC estão disponíveis os cursos de graduação em Administração, Ciências Contábeis, Letras – Português, Pedagogia e Tecnólogo em Recursos Humanos e Processos Gerenciais. Para mais informações acesse: https://www.unasp.br/ead/

Veja mais