Não Classificado

Pr. Odailson Fonseca fez semana de oração para universitários da geração 3.0

Entre os dias 21 e 25 de setembro aconteceu no UNASP campus São Paulo a segunda Semana de Oração Universitária de 2015. O orador convidado para falar todos os dias aos estudantes do campus foi o pastor Odailson Fonseca. Teólogo e comunicador, ele lidera o departamento de Comunicação da Igreja Adventista do Sétimo Dia no […]

Texto: Redação

Entre os dias 21 e 25 de setembro aconteceu no UNASP campus São Paulo a segunda Semana de Oração Universitária de 2015. O orador convidado para falar todos os dias aos estudantes do campus foi o pastor Odailson Fonseca. Teólogo e comunicador, ele lidera o departamento de Comunicação da Igreja Adventista do Sétimo Dia no estado de São Paulo e apresenta o programa Código Aberto na TV Novo Tempo.

Acostumado a falar para um amplo número de jovens, seja através da televisão ou em grandes auditórios espalhados pelo Brasil, Fonseca conta que os dias que dividiu com os alunos do UNASP-SP trouxeram uma experiência inédita. “Foi uma semana que marcou muito o meu coração por algumas coisas que eu experimentei e que nunca tinha vivido. Encontrar jovens tão comprometidos, tão ‘viralizadores’, tão conectados, tão impactados por uma cidade imensa que os envolve, mas encontrar esses jovens, tanto de manhã quanto a noite, sentindo o olhar carinhoso e interessado deles, isso me marcou profundamente. Poder abrir o coração e dizer aquelas coisas que fazem mal para um jovem e senti-los de braços abertos recebendo com carinho e ainda se comprometendo com a missão, acima de tudo com o coração disponível, isso marca a vida de um pastor”, expressou.

No decorrer da semana, o orador convidado incentivou os alunos a usarem seus aparelhos smarthphones para compartilhar o bem. Frases dos sermões, versos bíblicos utilizados no estudo, fotos e até montagens divertidas inspiradas nas experiências contadas pelo orador movimentaram as redes sociais durante a semana. Um número no Whatsapp foi disponibilizado para que os estudantes pudessem enviar comentários e pedidos de oração ao pastor.

A hastag #QuemNuncapraSempre, título da semana de oração universitária, foi a palavrinha chave mais publicada entre os alunos do UNASP-SP nas redes sociais durante aqueles dias. A linguagem popular da internet, utilizada por um palestrante estudioso e atento aos fenômenos comunicacionais que fazem parte da rotina da juventude universitária, não apenas os manteve atentos como também facilitou a compreensão dos assuntos abordados.

Cada dia, uma hastag conhecida da web servia de metáfora para importantes lições. Eram elas quem formavam os títulos de cada mensagem.

A hastag #sqn, (só que não), foi o tema de abertura. Fonseca, admitiu que muitas vezes o esforço de um jovem para alcançar um sonho ou um objetivo pode ser frustrado, através das circunstâncias, como um frio “só que não”. Apesar disso, Deus está sempre pronto a dizer sim para as coisas boas e que realmente os farão felizes. “Não necessitamos de mais fé, mas de uma fé mais profunda”, ressaltou durante seu sermão.

No segundo dia, o tema #nofilter, (sem filtro), desafiou os alunos a descobrirem a essência da vida sem camuflagens. Os filtros tão comuns usados em aplicativos para deixar as imagens mais bonitas do que o original, representam as máscaras e maquiagens utilizadas para satisfazer as aparências que as pessoas desejam manter. “#Nofilter porque nós fomos criados a imagem e semelhança de Deus. Porque ainda podemos viver em um mundo sem filtros”, reproduziu em seu perfil no Twitter a estudante Ivana Ferraz. O orador incentivou os universitários a construírem seus objetivos conforme a originalidade dos planos de Deus. “O melhor do sonho não é quando você acorda, mas quando através de Jesus ele se torna realidade”, afirmou.

A primavera estava começando no dia 23 de setembro e ao mesmo tempo, a semana de oração universitária já estava na metade. Naquele dia, o tema #ficadica trouxe conselhos e orientações práticas sobre: comportamento, princípios cristãos e até sexualidade. As dicas compreendiam também os hábitos no uso de dispositivos móveis. “Cuidado com o exagero em passar mais tempo no mundo virtual do que no real”, alertou. No quesito relacionamentos, o conselho para evitar relações superficiais. “Você nunca sairá ileso de uma vida emocional descartável”, enfatizou o orador.

Todas as quintas-feiras é comum nas redes sociais as pessoas publicarem fotos pessoais de um passado recente ou mais antigo. Fotos de família, com amigos ou de viagens são compartilhadas na web com a hastag #tbt. O tema para o quarto dia da semana de oração universitária, significa Throwback Thursday, algo como a quinta-feira das recordações, em português. Com esta referência, o pastor Odailson Fonseca convidou os estudantes a saírem de sua zona de conforto e viverem experiências que resultarão em boas histórias para contar. Um reforço para participarem dos projetos voluntários que o UNASP-SP organiza e incentiva em algumas regiões do Brasil e no exterior, através do projeto Change Your World. Os projetos para 2016 foram lançados durante a semana de oração.

“Na vida cristã a gente tende às vezes desviar o foco de Cristo e ficar na nossa zona de conforto. Quando realmente nos espelhamos nele, podemos usar qualquer meio qualquer instrumento para fazer a vontade dele e seguir o que a gente acredita. Essa semana de oração tem me ajudado a abrir o meu olhar para poder servir aos outros”, disse a estudante de psicologia Viviam Loietes.

Com essa ênfase, a semana chegou ao fim na sexta-feira, dia 25 de setembro, com outros dois assuntos diferentes, mas semelhantes em propósito. Para as turmas que estudam no período da manhã, o palestrante usou a hastag #prontofalei para adverti-los sobre diversos assuntos. Entre eles, a evitarem o hábito de criticar e estarem preparados para serem a última das novas gerações.

O encerramento aconteceu na programação da noite. Além do encontro de universitários de ambos os períodos, o culto reuniu também membros da comunidade em torno do campus. A mensagem musical foi apresentada pelo Unicoral e a cantora Laura Morena. Com o tema #partiu, o pastor Odailson Fonseca, se despediu dessa semana emocionando o público. Incentivou todos a permanecerem comprometidos com a missão de compartilhar o evangelho e estarem prontos para partir ao encontro com Jesus em seu retorno que está breve.

Assim terminou a última semana de oração de 2015 no campus. Tanto as duas semanas de ênfase espiritual para os alunos quanto as duas feitas para a comunidade da Igreja UNASP-SP foram especialmente preparadas para celebrar o Centenário do campus. Apesar de não ser um ex-aluno, Odailson Fonseca lembrou que essa escola faz parte de sua vida, pois foi o local onde seus pais se conheceram.

Todas as mensagens da semana #QuemNuncapraSempre estão disponíveis no canal da Igreja do UNASP-SP no Youtube e podem assistidos através do endereço Youtube.com/igrejaunaspsp.

por Murilo Pereira

 

Veja mais