Acontece no UNASP

Pluralidade foi o tema escolhido para a 9ª Semana de Arquitetura do UNASP

A Semana de Arquitetura do Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), campus Engenheiro Coelho, aconteceu nos dias 20 a 26 de setembro. Essa já é a 9ª edição do evento e, para este ano, o tema escolhido pela coordenação foi “Pluralidade”. O objetivo foi levar aos alunos informações sobre diversos tipos de assuntos dentro […]

Texto: Carol Descasale | Edição: Theillyson Lima

A Semana de Arquitetura do Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), campus Engenheiro Coelho, aconteceu nos dias 20 a 26 de setembro. Essa já é a 9ª edição do evento e, para este ano, o tema escolhido pela coordenação foi “Pluralidade”. O objetivo foi levar aos alunos informações sobre diversos tipos de assuntos dentro da arquitetura. 

Semana de Arquitetura teve palestras on-line.
Palestras on-line sobre diversos temas da Arquitetura compuseram a semana

O arquiteto tem a opção de atuar em áreas distintas. Pensando nisso, a coordenação decidiu fazer diferente dos anos anteriores. Ao invés de trazer especialistas para falarem de um tema específico, este ano os alunos tiveram a oportunidade de aprender com os convidados de diferentes áreas. “Compreendendo que a profissão do arquiteto é uma profissão generalista, são muitas as temáticas que o aluno deve ter contato e essa semana foi uma forma de mostrar as diferentes áreas em que ele pode atuar”, explicou a coordenadora do curso, Jussara Bauermann.

O evento contou com a participação de vários palestrantes, que falaram sobre suas vidas profissionais e compartilharam experiências com os alunos. Um dos convidados foi o especialista Pedro da Mendes Rocha, que mostrou aos alunos o trabalho que fez no Museu da Língua Portuguesa. A arquiteta Silvana Cambiaghi também esteve presente em umas das noites e falou aos alunos sobre a importância da acessibilidade nas edificações e no urbanismo para pessoas com mobilidade reduzida.

A semana foi cheia de conteúdo e muito produtiva. A cada noite um tema era abordado e durante o dia os alunos tiveram a oportunidade de participar de workshops, todos ligados à representação, à arborização, softwares usados na arquitetura, composição gráfica e especificação de materiais de acabamento, entre outros. 

De acordo com o estudante do oitavo semestre do curso de arquitetura, Rian Lima, o tema escolhido mostrou aos alunos o quanto as pessoas são diferentes e a importância de se saber sobre todos os assuntos. “Cada pessoa tem uma vivência, uma jornada, um aprendizado e o arquiteto deve pegar essa essência das pessoas, essa ‘pluralidade’ e captá-las. E essa é a beleza da arquitetura, a gente saber um pouco de cada coisa”, relatou. 

Já para a aluna do quarto semestre, Isabella Oliveira, essas semanas temáticas são de extrema relevância para o aprendizado do aluno. “Ver e ouvir as experiências de pessoas já formadas e conhecidas no ramo faz muita diferença na nossa formação como arquitetos. Além de vermos coisas diferentes na prática, essas semanas nos ajudam a decidir em qual área iremos atuar”, declarou.

Semana de Arquitetura teve o tema pluralidade.
Os alunos tiveram a oportunidade de participar de workshops

Veja mais