Acontece no UNASP

Pesquisas arqueológicas fortalecem relatos bíblicos

  Encontro em Engenheiro Coelho (SP) reúne os principais arqueólogos de Israel e Brasil e apresenta pesquisas, concertos e celebrações Arqueólogos, pesquisadores e antropólogos do Brasil, Israel e Estados Unidos estão reunidos em Engenheiro Coelho (SP) apresentando as mais recentes descobertas arqueológicas e cientificas no segmento da arqueologia bíblica no segundo Congresso Internacional de Arqueologia […]

Texto: Raiane Livia

 

Encontro em Engenheiro Coelho (SP) reúne os principais arqueólogos de Israel e Brasil e apresenta pesquisas, concertos e celebrações

Arqueólogos, pesquisadores e antropólogos do Brasil, Israel e Estados Unidos estão reunidos em Engenheiro Coelho (SP) apresentando as mais recentes descobertas arqueológicas e cientificas no segmento da arqueologia bíblica no segundo Congresso Internacional de Arqueologia Bíblica. Cerca de 400 congressistas participam do encontro no Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp). Estão previstas celebrações em comemoração aos 70 anos do Estado de Israel e um concerto em hebraico com o cantor Leonardo Gonçalves.

Com foco em pesquisa realizadas em escavações em Israel, a conferência de abertura do congresso abordou as contribuições da ciência para o melhor entendimento dos relatos sagrados. O tema foi apresentado pelo arqueólogo Adolfo Roitman, doutor em literatura e antigo pensamento judaico, curador dos Manuscritos do Mar Morto e diretor do Santuário do Livro Museu de Israel.

O pesquisador explanou sobre a contribuição da ciência na compreensão dos relatos bíblicos e explicou que a compreensão é algo que exige atenção dada a complexidade. “O texto bíblico é algo muito complexo. É como se fosse uma enciclopédia com diversos extratos literários escritos em tempos distintos”, revela.

Repercussão
Pelo segundo ano consecutivo o Unasp em Engenheiro Coelho (SP) recebe o congresso de arqueologia. Para o diretor da instituição, o encontro fortalece convicções. “O Unasp é referência em estudos e acervo de arqueologia bíblica. Sendo assim , a presença destes oradores, cientistas, pesquisadores e arqueólogos irá trazer novas confirmações da veracidade dos relatos bíblicos baseados em pesquisas cientificas, além de fortalecer convicções”, destaca.

Para Elaine Paula diretora do Instituto Moriah Center no Brasil, esse evento tem o objetivo de despertar o interesse pelo tema. “Através desse evento nós conseguimos juntar as pessoas que têm interesse comum no tema e através disso, debater o assunto, elaborar questionamentos e tirar dúvidas dos participantes”, declara.

Já para o reitor do Unasp, Martin Kuhn, o congresso é relevante para promover a divulgação do conhecimento. “E quando o evento tem uma característica como essa de divulgar a ciência que traz confirmação do texto sagrado, ganha-se uma importância ainda maior, já que somos uma instituição cristã”, explica.

Programação
A noite de abertura superou as expectativas dos organizadores que buscam despertar nos participantes o interesse pela pesquise arqueológica. São dez palestras por dia envolvendo plenárias, workshops e exposição de trabalhos.

Além do arqueólogo Adolfo Roitman, outros pesquisadores irão apresentar pesquisas. Entre eles, Oren Gutfeld da Universidade Hebraica de Jerusalém, Vagner Porto da Universidade de São Paulo (USP), Rodrigo Silva do Centro Universitário Adventista e Rede Novo Tempo.

Durante o segundo dia do congresso está previsto um concerto do cantor Leonardo Gonçalves, com canções em hebraico, em comemoração aos 70 anos do Estado de Israel. O concerto acontece às 19h30 com entrada aberta ao público.

 

 

 

Veja mais