Acontece no UNASP

Pesquisadores Científicos do Unasp debatem o Gênesis bíblico em live aberta

Professores e pesquisadores científicos do Unasp debatem assuntos do Gênesis bíblico em live aberta. Iniciativa faz parte do NIFE do Unasp.

Texto: Mairon Hothon

Na manhã do último sábado (23/05), um estudo sobre a origem das espécies e da humanidade ganhou um espaço especial no debate acadêmico a partir da visão Criacionista. Durante uma hora, pesquisadores e professores do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp) participaram de uma live para esclarecer alguns pontos do Gênesis bíblico a partir de uma visão científica.

O estudo fez parte da lição 8 da Escola Sabatina, que é um guia temático de estudos da Bíblia, a qual trouxe como temática “A criação: Gênesis como fundamento (parte 1)”. Participaram do debate o profº e Dr. em Educação Francislê Nery, o ex-reitor do Unasp e pastor Roberto Azevedo, o prof. PhD em Genética Tiago Souza, o Dr. em Teologia Fábio Darius e o teólogo Antenor Santos. Todos eles fazem parte do Núcleo de Integração Fé e Ensino (NIFE) da instituição.

Entre os temas abordados na live, a cronologia da criação, a vida antes de tudo existir, o casamento e o sábado como dia separado por Deus além de assuntos como a Cruz e Redenção Cristã foram ancorados em estudos científicos e nos textos da Bíblia Sagrada. O debate foi mediado pelo jornalista Mairon Hothon e pelo pastor Hernani Júnior.

“O momento foi para nos aprofundar de uma maneira acadêmica e científica neste estudo da Bíblia tão importante que o Gênesis, que significa o princípio de tudo. Se não conhecemos nossas origens, dificilmente entenderemos a plano divino que a Bíblia tem para cada um de nós” ressalta o coordenador do NIFE, prof. Francislê Nery.

Durante o debate, os professores colocaram no centro dos estudos algumas dúvidas para esclarecimentos como os tipos de criacionismo e evolucionismo que existem, os dias literais ou milenares na formação do Mundo, o significado do sábado para os judeus e cristãos de um modo geral e o casamento monogâmico entre pessoas do mesmo sexo como único aceitável por Deus.

Para entender um pouco mais desse assunto, clique aqui.

Durante essa semana, ou seja, entre os dias 24 a 29/05, o tema do Gênesis vai continuar sendo estudado, mas agora com debates que vão envolver questões sobre o terraplanismo, a criação do tempo e da Bíblia e a Criação na visão das religiões pagas antigas. Todos os dias, um vídeo será disponibilizado com a explicação do assunto a partir da visão de algum pesquisador do Unasp no canal do Youtube do NIFE/NEO.

Já no próximo sábado (30/05), uma nova live online de recapitulação desse debate mais aprofundado vai acontecer a partir das 10h30 no canal da Igreja do Unasp EC.

NIFE e NEO do Unasp

O NIFE é o Núcleo de Integração Fé e Ensino [e Aprendizagem] do Unasp que funciona como um núcleo de estudos e pesquisas com o objetivo de promover a excelência da Educação Adventista, mediante a Integração da Fé com o Ensino e a Aprendizagem, em todos os níveis acadêmicos e em todas as áreas do conhecimento humano.

Já o NEO é o Núcleo de Estudo das Origens, órgão inserido dentro do NEO e que é focado na pesquisa científica das áreas das ciências das origens, do Criacionismo e das relações entre ciência e religião.

Para conhecer mais conteúdos do NIFE, acesse o canal de vídeos do Youtube.

Veja mais