Artigo

Pesquisa trata a formação do gestor escolar e os desafios da atuação profissional

Estudo aborda a relevância do investimento na formação continuada do gestor escolar. Na foto, turma do Programa do Mestrado Profissional em Educação do Unasp-EC Dentre as figuras essenciais para a escola, destaca-se a do diretor. Cabe a esse profissional coordenar os esforços coletivos para a organização de processos educativos. Por isso, o contexto educacional e […]

Texto: Raiane Livia

Estudo aborda a relevância do investimento na formação continuada do gestor escolar. Na foto, turma do Programa do Mestrado Profissional em Educação do Unasp-EC

Dentre as figuras essenciais para a escola, destaca-se a do diretor. Cabe a esse profissional coordenar os esforços coletivos para a organização de processos educativos. Por isso, o contexto educacional e suas complexidades apontam para a necessidade de profissionais preparados para enfrentarem os desafios das atividades formativas.

Pensando nisso, o estudo realizado pelo mestre em Educação Gladmir da Veiga Santos analisou a formação de gestores educacionais, identificando as principais necessidades formativas que irão prepara-los para enfrentar os desafios na condução da gestão escolar. Após um recorte do cenário educacional brasileiro, o campo empírico escolhido foi uma rede de ensino particular do Estado de São Paulo, composta por 83 gestores. A aplicação de questionários com perguntas abertas e fechadas colaborou para a coleta de dados da pesquisa.

A análise estatística-descritiva apontou a necessidade da formação dos gestores ter estudos e reflexões que demanda a ocupação de um lugar mais relevante nas políticas educacionais e nas instituições a qual fazem parte. Os dados também revelam alguns desafios relacionados à formação dos gestores dentre eles estão situações como formação fora da área educacional; insatisfação com a graduação inicial; predomínio da concepção técnico-científica; entre outras questões.

Toda essa pesquisa sinaliza o quão relevante pode ser investir em programas de formação para gestores iniciantes e em programas para o desenvolvimento contínuo desses profissionais ao longo da carreira. Assim como destaca-se a relevância de novos estudos voltadas para esse tema de ampliação do entendimento da formação de gestores. Todos os detalhes da pesquisa você encontra na íntegra no conteúdo digital da dissertação.

Veja mais