Pesquisa trata a formação do gestor escolar e os desafios da atuação profissional

Artigo

Escrito por

Raiane Livia

Publicado em

12 abr 2019

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Estudo aborda a relevância do investimento na formação continuada do gestor escolar. Na foto, turma do Programa do Mestrado Profissional em Educação do Unasp-EC

Dentre as figuras essenciais para a escola, destaca-se a do diretor. Cabe a esse profissional coordenar os esforços coletivos para a organização de processos educativos. Por isso, o contexto educacional e suas complexidades apontam para a necessidade de profissionais preparados para enfrentarem os desafios das atividades formativas.

Pensando nisso, o estudo realizado pelo mestre em Educação Gladmir da Veiga Santos analisou a formação de gestores educacionais, identificando as principais necessidades formativas que irão prepara-los para enfrentar os desafios na condução da gestão escolar. Após um recorte do cenário educacional brasileiro, o campo empírico escolhido foi uma rede de ensino particular do Estado de São Paulo, composta por 83 gestores. A aplicação de questionários com perguntas abertas e fechadas colaborou para a coleta de dados da pesquisa.

A análise estatística-descritiva apontou a necessidade da formação dos gestores ter estudos e reflexões que demanda a ocupação de um lugar mais relevante nas políticas educacionais e nas instituições a qual fazem parte. Os dados também revelam alguns desafios relacionados à formação dos gestores dentre eles estão situações como formação fora da área educacional; insatisfação com a graduação inicial; predomínio da concepção técnico-científica; entre outras questões.

Toda essa pesquisa sinaliza o quão relevante pode ser investir em programas de formação para gestores iniciantes e em programas para o desenvolvimento contínuo desses profissionais ao longo da carreira. Assim como destaca-se a relevância de novos estudos voltadas para esse tema de ampliação do entendimento da formação de gestores. Todos os detalhes da pesquisa você encontra na íntegra no conteúdo digital da dissertação.