Cultura e Ciência

Pesquisa de universitárias do Unasp relacionam consumo e sustentabilidade

Estudo realizado por alunas de Administração analisaram os fatores que influenciam o consumidor na compra de produtos sustentáveis Os holofotes do consumismo têm ofuscado a sociedade do século 21 e a população se perde na ânsia pela compra desenfreada. Tais impactos causam preocupação com o futuro do meio ambiente. Com isso, surge a criação de […]

Texto: Raiane Lívia

Estudo realizado por alunas de Administração analisaram os fatores que influenciam o consumidor na compra de produtos sustentáveis

Os holofotes do consumismo têm ofuscado a sociedade do século 21 e a população se perde na ânsia pela compra desenfreada. Tais impactos causam preocupação com o futuro do meio ambiente. Com isso, surge a criação de produtos menos poluentes, os ecologicamente corretos, que são mais eficazes e não causam danos ao meio ambiente.

Pensando nesse cenário as universitárias Monique Rodrigues Cardoso e Vanessa da Costa, da Faculdade de Administração do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), campus Engenheiro Coelho, realizaram a pesquisa sobre os “fatores que influenciam as atitudes do consumidor na aquisição de produtos sustentáveis”.

O objetivo do estudo foi analisar os pontos levados em consideração pelo consumidor na hora de comprar o produto sustentável. “A ideia era saber se ele leva em conta a qualidade, o benefício que o produto traz, ou a preocupação com o meio ambiente e os fatores impeditivos como o preço, a falta de informação e variedades, a diferenciação desses produtos para o produto convencional”, explica Monique.

Métodos

As estudantes fixaram sua busca na importância dos fatores socioeconômicos, culturais, sociais, pessoais e psicológicos como uma base para os hábitos de consumo presentes no comportamento do consumidor. Para a coleta de dados da pesquisa foram elaborados questionários específicos disponibilizados pela internet para um grupo de 158 pessoas dos municípios de Cosmópolis e Engenheiro Coelho. O público alvo foram pessoas acima dos 18 anos do sexo feminino e masculino. “Nós abordamos três fatores principais: o que motiva a compra do produto sustentável, os fatores que impedem a compra de tais produtos e mensuramos o nível de consciência ambiental das pessoas”, lista Vanessa Costa.

O desenvolvimento da pesquisa observou que os consumidores têm interesse pelos produtos sustentáveis, porém alguns fatores acabam impedindo o comprador de adquirir o produto. O preço, por exemplo está entre uma das principais causas impeditivas da aquisição. Essa pesquisa aponta a importância do consumo consciente e de como nossas ações impactam o meio em que vivemos. “Esse estudo permite fazer as pessoas refletirem sobre as suas ações no meio ambiente. Muitas vezes não sabemos o impacto que as nossas decisões, principalmente de compra, causam. Então se cada pessoa tomar uma simples atitude positiva, irá gerar mudanças significativas na sociedade. E do ponto de vista das empresas, que elas incluam produtos sustentáveis, tanto para a valorização da saúde quanto para preservação do meio ambiente, e assim promover ações de melhoria para a sociedade, além de se tornar bem vista e rentável”, completa Monique Rodrigues.

Administração Unasp

O profissional formado em Administração pelo Unasp passa por um aprendizado sólido e prático. O estudante tem a oportunidade de usufruir de laboratórios especializados, aulas com professores capacitados e ainda podem aprender conceitos na prática participando de uma das empresas júnior de consultoria oferecidas pela graduação.

Veja mais