Profissão e Mercado

Curso de Pedagogia do Unasp é destaque entre melhores faculdades do país

A qualidade dos projetos pedagógicos, infraestrutura e o corpo docente foram a base para as notas dos avaliadores O curso de Pedagogia do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), campus Engenheiro Coelho, recebeu 4 estrelas na avaliação realizada pelo site Guia da Faculdade do jornal Estadão de São Paulo. Dos 1.194 cursos de Pedagogia […]

Texto: Analía Roa

A qualidade dos projetos pedagógicos, infraestrutura e o corpo docente foram a base para as notas dos avaliadores

O curso de Pedagogia do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), campus Engenheiro Coelho, recebeu 4 estrelas na avaliação realizada pelo site Guia da Faculdade do jornal Estadão de São Paulo. Dos 1.194 cursos de Pedagogia avaliados no Brasil, o do Unasp EC ficou entre 107 que tiveram 4 estrelas. Dentre os cursos de Pedagogia do Estado ficou entre os 29. Para analisar os mais de 11 mil cursos cadastrados pelo MEC convidados a participar, o guia utiliza a metodologia conhecida como “avaliação por pares”, onde a equipe atua como instituto de pesquisa, contando com a observação de vários professores que trabalham no Ensino Superior.

Diferencial acadêmico

Para a coordenadora do curso, Professora Rebeca Darius estudar pedagogia no Unasp proporciona muitos benefícios tendo em consideração a longa trajetória da graduação. “O curso iniciou no campus em 1992, no qual os alunos têm acesso a uma boa estrutura, com professores que, na maioria, tem doutorado e fazem parte da instituição há muito tempo com dedicação exclusiva. Isso permite o melhor atendimento dos alunos, um dos nossos pontos fortes”, explica.

Todas essas oportunidades foram essenciais no momento de escolher a Faculdade segundo Cecília Gosch, aluna do 4° ano. “Eu escolhi estudar aqui porque o Unasp é uma instituição de renome dentro da igreja. E, antes de vir, muitos ex-alunos de outros cursos me falaram da qualidade de ensino do campus, teoria ligada a prática e oportunidades de estágio. O curso proporciona uma base teórica forte e vários projetos como a Residência Pedagógica que me trouxe uma bagagem muito grande. Também consegui fazer estágios em escolas públicas e privadas”, comenta a estudante. Cecília ainda completa que um dos diferenciais principais é que eles recebem muita orientação sobre como se desenvolver nas áreas administrativas das escolas por meio de palestras e visitas a escolas modelo.

A avaliação

Existem alguns critérios essenciais que os cursos devem cumprir para poder ser avaliados. Eles têm que ser presencial, ter a titulação de Bacharelado ou Licenciatura e ter pelo menos uma turma formada. O Guia avalia os cursos segundo as cidades onde eles são oferecidos. Ao receber o convite, o coordenador do curso deve informar sobre os projetos pedagógicos oferecidos, a infraestrutura e o currículo do corpo docente, tudo devidamente respaldado por evidências (fotos, documentos etc).

Segundo o site, “As principais áreas de trabalho do formado em Pedagogia são a administração escolar e a atuação como professor. Entre as funções do pedagogo, estão gerenciar os recursos humanos e financeiros de instituições de ensino; orientar e avaliar os professores; lecionar na educação infantil, nos primeiros anos do ensino fundamental e na alfabetização de jovens e adultos; produzir materiais didáticos e dar aulas para pessoas com necessidades especiais; elaborar livros infantis; e desenvolver projetos educacionais para empresas e ONGs”.

Veja mais