Impacto Social

Páscoa Solidária: estudantes presenteiam idosos isolados

Estudantes do curso de administração do Unasp Hortolândia resolveram ter uma páscoa solidária, distribuindo caixas de bombos para idosos em quarentena.

Texto: Glória Barreto

Idosa em quarentena se emociona ao receber caixa de bombom na páscoa.
Idosa em quarentena se emociona ao receber caixa de bombom na páscoa.

Estudantes do curso de administração do Unasp Hortolândia resolveram ter uma páscoa solidária, distribuindo caixas de bombos para idosos em quarentena. Essas pessoas estão isoladas dentro de casa por causa da pandemia e tem ficado afastadas de seus familiares. Na tarde de ontem, 11 de abril, foram visitados 60 idosos da cidade de Hortolândia, que receberam uma caixa de bombom e muito carinho, sem esquecer as medidas preventivas ao coronavírus.

A cada ano os alunos do curso de administração fazem alguma ação solidária no período da páscoa. Em 2019 eles entregaram 350 caixas de chocolate para as crianças na APAE. Mas este ano, como estavam afastados e em aulas remotas, estavam desmotivados.

O coordenador do curso, Alex Landim, disse que a ideia surgiu ao lembrar que a igreja do campus possui um cadastro de idosos e resolveu partir desta informação. “Percebi que tínhamos uma gama de idosos que não saem de casa há mais de 40 dias. Alguns moram sozinhos, não dominam as redes sociais e até o contato com os vizinhos está mais difícil. Peguei o cadastro e resolvi conversar com os alunos”, relatou Landim.

Motivação a distância

O coordenador conta que entrou em contato com os líderes de turma, estes passaram o recado aos demais colegas e apesar do clima ser de medo, um foi contagiando o outro. Ao final o resultado foi inesperado, porque os alunos arrecadaram o dobro de caixas de chocolate necessárias para a distribuição.

Páscoa solidária: equipe de alunos e professores saindo para distribuir bombons para idosos de quarentena.
Páscoa solidária: equipe de alunos e professores saindo para distribuir bombons para idosos em quarentena.

A estudante Nataly Migliorini, que cursa o terceiro semestre do curso de administração conta porque resolveu ajudar: “Eu decidi participar, porque nesse momento tão difícil que nosso mundo está passando acredito que uma atitude como essa faria diferença, não só para as pessoas que a gente ajudaria, mas também para mim como pessoa”.

“Nesta ação nosso objetivo era mostrar para os idosos que tem jovens orando por eles, lembrando deles, para eles se sentirem especiais. Por outro lado, mostrar aos alunos a importância de fazer o bem. De olhar para o outro e tentar amenizar o seu sofrimento, a sua solidão”, acrescentou Landim.

Entrega à domicílio

Na tarde de ontem, 11 de abril um representante de cada turma e o coordenador do curso visitaram os idosos. A entrega acontecia no portão da casa e a reação das pessoas visitadas era sempre de surpresa e gratidão.

“Muito bonito! A gente não está acostumada a ganhar, só a dar. Nunca receber. A gente está longe dos nossos filhos, sozinhos. Então foi uma coisa maravilhosa isso que eles fizeram. Deus abençoe esses jovens”, agradeceu emocionada a aposentada Cátia Rodrigues.

Estudante universitária entregando uma lembrança de páscoa para uma idosa em quarentena.
Estudante entregando uma caixa de bombons para idosa.

Sobre esse momento de entrega a aluna Nataly acrescentou:  “muitos se emocionavam ao receber o chocolate e minha maior dificuldade foi não poder abraçá-los, porque tínhamos que manter a distância por causa da quarentena. Eles até convidavam a gente para entrar, porque estavam se sentindo felizes. Deu para ver no olhar deles a diferença que um pequeno gesto pode fazer.  Foi uma atitude pequena, a gente poderia fazer bem mais”.

Recebendo uma ligação

A segunda parte da ação foi realizada neste domingo, 12 de abril. Desta vez, os professores entraram em ação ligando para os idosos visitados, conversando e oferecendo uma palavra de carinho e uma oração.

O professor Ricardo Machado, que leciona a disciplina Economia e Tópicos contemporâneos em Administração, ligou para dona Rosa. Ele comentou que ela agradeceu e disse que a experiência foi muito gratificante, principalmente por trazer alguma alegria para quem está sozinho em casa. “Ela mencionou a tristeza de não ter podido sair para comprar um ovo de páscoa, e que o presente veio em excelente hora. Também agradeceu muito a lembrança e atenção que recebeu dos alunos”.

 “Essa é uma época ímpar da páscoa, que nos sensibilizamos pela morte e ressureição de Cristo, somada a situação de saúde mundial. Fazer algo bom para o outro, faz bem para todos. O resultado foi ótimo, muitos idosos se emocionaram e os alunos disseram que querem repetir a ação todo final de semana”, narrou o coordenador do curso.

Veja mais