Profissão e Mercado

Parceria internacional com o Unasp capacita estudantes para liderança em Voluntariado

Em três anos, Escola de Liderança já formou quase 100 pessoas. Parceria entre Unasp e Andrews University já mostra resultado efetivos.

Texto: Mairon Hothon e Tátila França

A estudante Lídia Paula recebe diploma de Gestão em Voluntariado das mãos do Prof. Dr. Ricardo Norton

Depois de tantas recomendações, a estudante de Psicologia Lídia Gomes se rendeu aos convites e decidiu se matricular no famoso curso que tanto ouvia pelos corredores da faculdade. A mineira queria desenvolver uma habilidade que é bem cobrada hoje em dia: a liderança.

Aula vai, aula vem e o que era para ser apenas uma extensão universitária a fim de torná-la uma líder em seus projetos pessoais, despertou uma vontade que não conhecia: a gestão de projetos em voluntariado.

“Eu queria melhorar minha postura como líder, já que participava de funções parecidas na igreja e na faculdade sempre exerci papeis assim. E era exatamente por isso que queria fazer o curso, mas depois fui me apaixonando por voluntariado de um jeito, que vi o mar de possibilidade que a área tem”, destaca a jovem.

Em três anos foram cerca de 100 pessoas formadas neste curso que oferece certificado em extensão universitária em Voluntariado.

Oito meses depois mergulhando nesse ‘mar de possibilidades’ que a liderança e gestão em voluntariado pode oferecer, Lídia agora se prepara para coordenar um projeto em Curitiba (PR). O que era pra ser apenas conhecimento teórico, vai se tornar aprendizado prático em uma comunidade da zona sul da capital paranaense a partir do próximo ano. “Sinto-me preparada para isso, desenvolvi as habilidades necessárias e tenho mais segurança para executar esse papel, quero trabalhar com voluntariado de forma profissional” complementa.

Junto com a Lídia, outras 41 pessoas também se tornaram aptas na área e estamparam seu certificado na foto de formatura da terceira turma do Programa de Liderança e Gestão em Voluntariado do Unasp, campus São Paulo. O culto de celebração aconteceu no último sábado, 19 de outubro, na capital e contou com a presença do pastor e doutor Ricardo Norton, Diretor Geral do Seminário Adventista de Leigos da Andrews University e também professor deste curso no Unasp.

“A formatura que nós completamos aqui no UNASP-SP é muito importante, pois capacita as pessoas para encarar as necessidades da comunidade de forma mais profissional. Jesus fundou a Igreja como um movimento de membros leigos, discípulos que queriam fazer a diferença na vida do próximo, e para a pregação do evangelho é necessário uma preparação e participação no ministério Evangelístico missionário”, afirma o docente que atua há duas décadas na universidade americana.

Há três anos, esse curso é oferecido pelo Centro de Voluntariado Berndt Wolter do Unasp São Paulo em parceria com a Andrews University. Com aulas uma vez por mês, sempre aos domingos, o número de interessados pela área só cresce como demonstra as turmas: Em 2017, 18 pessoas se formaram, ano passado 37 e em 2019, 42 formandos.

“Ao empreender esse programa, o Centro de Voluntariado Berndt Wolter tem como objetivo ajudar as pessoas a praticar a liderança não apenas ocasional, mas intencional. O foco desse programa é a liderança nos projetos sociais. É impossível

medir o impacto que poderá́ ser causado por projetos liderados de maneira inspiradora e eficaz, impactos que certamente transformarão a vida das pessoas e de muitas comunidades”, destaca a coordenadora do curso, profa. Dra. Cristina Zukowsky Tavares.

Profissionalização no 3º setor

O Unasp já oferece aos alunos e funcionários projetos de voluntariado tanto no âmbito nacional quanto internacional durante as férias escolares, também um MBA em Gestão do Voluntariado e Projetos Sociais que acontece na modalidade EaD e certifica o aluno com um diploma de pós-graduação, contudo toda essa profissionalização começou em 2012 com a extensão universitária da Escola de Liderança que abrange 60 horas de aula teórica e 70 para o estágio prático.

“Na época não havia líderes nessa área porque não existia uma escola de formação específica e foi aí que vimos a necessidade de criar esse programa. O objetivo da escola é desenvolver pessoas para liderar projetos de voluntariado tanto de forma local quanto internacional de forma madura e técnica”, conta Derson Lopes Junior, um dos fundadores do curso e que atua como docente hoje em dia.

A professora Dra. Cristina Tavares comenta que o curso conta tem uma equipe altamente qualificada de professores, formados nas diferentes áreas do saber e com experiências nacionais e internacionais. “São poucas as especializações que trabalham de forma aprofundada nas competências de liderança como essa do Unasp. Em meio aos problemas complexos, isso exige que tenhamos profissionais que exerçam a liderança em um contexto de cooperação em favor do bem comum”, ressalta.

As inscrições para 2020 abrem em fevereiro e já podem ser feitas pelo site http://pastoralunasp.com/voluntariado/ ou pelo WhatsApp (011) 2128-6483. O valor é de R$ 280 com possibilidade de parcelamento e o curso é aberto a todos os interessados da área.

Veja mais