Não Classificado

Parceria entre Unasp-EC e Unicamp coleta bolsas de sangue para Hemocentro

Ao todo, 58 bolsas de sangue foram coletadas

Texto: Redação

Na manhã desta quarta-feira, 10, o Unasp-EC participou da Campanha de Doação de Sangue, em parceria com o Hemocentro da Universidade Estadual de Campinas, Unicamp –SP. Ao total, 107 alunos compareceram no ponto de doação, ao lado da faculdade, das 9 às 12h. Ao todo, foram coletadas 58 bolsas de sangue.

Os doadores foram atendidos por uma equipe de enfermeiros que vieram em um ônibus especializado até o campus. Antes da coleta, todos os voluntários passaram por uma entrevista para verificar a existência de alguma contra indicação, como diabetes, anemia, hipertensão ou alguma medicação forte que poderia impossibilitar à doação.  

Kelly Costa, enfermeira responsável pelo atendimento de alunos no Unasp, conta que essa iniciativa acontece há quatro anos consecutivos. “É muito importante viabilizar projetos como esse. Muitas vezes o aluno não pode ir a um hospital doar, então, trazemos essa oportunidade até ele”, estimula Kelly.

“A parceria com o Unasp nasceu da necessidade de doadores regulares. Essa campanha semestral ajuda a aumentar o estoque da região. Na verdade, é interessante para as duas instituições”, declara Romano Gonçalves, técnico hospitalar no Hemocentro da Unicamp.

O universitário Guilherme Constante participou da campanha e revela que foi motivado pela curiosidade. “Queria doar e saber como é a sensação de ajudar o próximo. Acho muito nobre esse tipo de ação”, completa.

No momento da doação são coletados 480 mililitros de sangue. Destes, 450 são destinados aos pacientes que precisam e 30 a exames sorológicos. De acordo com a enfermeira Kelly, uma bolsa de sangue pode salvar até três vidas. “Portanto, é muito importante se tornar um doador”, afirma.

Veja mais