Profissão e Mercado

Parceria entre Unasp e universidade do Paraná ajudará no desenvolvimento de pesquisas

A parceria contempla, inicialmente, o curso de Engenharia Agronômica, mas pretende se estender para outras áreas, à medida que houver interesse.

Texto: Redação

Na última semana, o Unasp, campus Engenheiro Coelho, firmou uma parceria com a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) que beneficiará estudantes e docentes de ambas instituições. Na ocasião, estiveram presentes o diretor geral, Paulo Martini, diretor acadêmico, Afonso Cardoso, e uma comitiva da Unioeste, liderada pelo reitor Paulo Sérgio Wolff.

O convênio permite a troca de conhecimentos e desenvolvimento de pesquisas científicas, numa espécie de intercâmbio acadêmico. A parceria contempla, inicialmente, o curso de Engenharia Agronômica, mas pretende se estender para outras áreas, à medida que houver interesse.

A Unioeste oferece 70 cursos de graduação em seus cinco campi, nas cidades de Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Marechal Cândido Rondon e Toledo. A universidade também coordena dois hospitais universitários e tem 50 cursos de mestrado e doutorado. De acordo com o reitor, a parceria é uma troca importante, na qual cada um contribui com o que tem de melhor, ampliando o ensino, a pesquisa e projetos de extensão. “Nossos cursos e docentes estarão à disposição do Unasp”, destaca Wolff.

Por outro lado, o Unasp-EC irá colaborar com o conhecimento estrutural dos serviços de assistência ao estudante, como por exemplo, residenciais, restaurante e lavanderia, além do espaço da fazenda servir como objeto de estudo para pesquisas e experimentos agrícolas e de energia sustentável. O reitor conta que o estilo de vida dos estudantes do Unasp-EC e a disciplina aplicada pela instituição servirá de orientação para os futuros projetos da universidade na instalação de casas e restaurante para seus alunos. Durante a reunião, ele destacou ainda a satisfação da Unioeste com a visita ao campus. “Foi de grande valor e importância para nós”.

Paulo Martini acredita nessa ideia e vê possibilidades maiores: “Juntos podemos sanar e minimizar muitas dificuldades. Podemos formar bons alunos e brasileiros, bem preparados, intelectualmente, e melhores capacitados para o mercado de trabalho”, afirma o diretor do Unasp-EC.

Os primeiros trabalhos serão feitos nas áreas de energia solar, biogás e tratamento de resíduos. Este último já começou a ser desenvolvido através da pesquisa de pós-doutorado do professor Reginaldo Santos, coordenador do Mestrado em Engenharia de Energia na Agricultura, da Unioeste. Ele realizou seu trabalho no campus do Unasp-EC com o objetivo de verificar a possibilidade de melhor aproveitar a água tratada – que contém diversos nutrientes – para a irrigação da lavoura. Segundo o professor, a pesquisa viabiliza uma economia financeira, reduzindo a quantidade de adubos, e promovendo uma ação ecológica, porque evita que a água chegue ao lago para se tornar um contaminante.

 

De acordo com o diretor acadêmico, Afonso Cardoso, parcerias como essa ajudam nos esforços que a instituição está desenvolvendo para se tornar uma universidade. Ele acrescenta que o Unasp-EC, como instituição adventista, também “tem o interesse de compartilhar os valores em que acredita”. Por essa razão, o convênio torna-se uma oportunidade apropriada, além dos demais benefícios mencionados na matéria.

A Unioeste também divulgou a notícia em seu site.  

Veja mais