Acontece no UNASP

Palestrantes nacionais e internacionais participam de encerramento do semestre na graduação

Palestras gratuitas marcam encerramento do semestre da graduação do Unasp, com palestrantes convidados do Brasil e do Mundo.

Texto: Glória Barreto

Um dos diferenciais que estamos presenciando nas aulas remotas da graduação durante a quarentena, é a oportunidade contar com a participação de diversos palestrantes do Brasil e do mundo. Tais convites que antes não eram possíveis, devido a disponibilidade do convidado ou em função de custos de deslocamento, agora agregam muito conhecimento prático e valoroso conteúdo técnico e teórico. E para fechar esse novo formato em grande estilo, nesta última semana de aulas da graduação, o UNASP também convidou alguns profissionais nacionais e internacionais, para falarem para os alunos. Algumas palestras também estarão abertas a comunidade, confira os temas, as datas e horários e participe!

Dia 21 –  Alfabetização em foco: práticas pedagógicas cotidianas

Arte de divulgação do Webinar do curso de pedagogia.

No último domingo os cursos de pedagogia dos campi UNASP e o curso de pós-graduação em alfabetização e letramento estiveram envolvidos em um Webinar com o propósito de discutir as questões que permeiam o cotidiano escolar do professor alfabetizador, com ênfase nos desafios enfrentados em sala de aula e nas possibilidades de atuação e de aprendizagem das crianças.

De acordo com a coordenadora do curso de Pedagogia do UNASP Vila Matilde, Dayse Karoline Carvalho, participaram do evento coordenadores e professores da educação infantil e séries iniciais de diversas escolas e os estudantes de Pedagogia. “Tivemos cerca de 500 pessoas participando. Recebemos muitas perguntas de professores e coordenadores de escolas, todos buscando auxílio para melhor atuar junto às crianças em processo de alfabetização”, descreveu Dayse.

Entre os convidados estiveram a Profª Dra. Sandra Puliezi que apresentou sua trajetória enquanto professora alfabetizadora e abordou temas tais como: consciência fonológica, fonêmica e contribuições às práticas pedagógicas cotidianas. O Prof. Dr. Renan de Almeida Sargiani, que mostrou o panorama da Alfabetização no Brasil bem como a Política Nacional de Alfabetização. O tema central da sua palestra foi:   Ciência Cognitiva da leitura: como promover a alfabetização em tempos de pandemia. E a Profª. Dra. Maria Regina Maluf, que falou sobre como minimizar os impactos da pandemia na alfabetização das crianças e as possibilidades de ensino e aprendizagem.

Dia 25 – A Expectativa: Novo Mundo Pós-Pandemia

Convite do evento do curso de administração.
Convite do evento do curso de administração.

O curso de administração vai apresentar uma última LIVE do curso, na próxima quinta-feira, 25 de junho às 19 horas. A aula será aberta para todos os alunos do UNASP e interessados que buscam entender como se dará o desdobramento financeiro, administrativo e acadêmico do Brasil e do mundo após a pandemia da Covid-19.

“No início do evento teremos um primeiro bloco com a presença do ex-ministro da saúde, Ricardo Barros, que também é empresário e tem muito conhecimento para agregar ao nosso evento. Ele vai falar sobre o pós-epidemia no mundo empresarial. Quais as estratégias que os empresários, empresas e universidades estarão utilizando nos próximos meses”, relata o coordenador do curso de administração do UNASP Hortolândia, Alex Landim.

O coordenador conta que no segundo bloco vai trazer uma visão pós-pandemia a nível mundial, com convidados explicando a expectativa de retomada da economia e apresentando a realidade que estão vivenciando em seu país. Para isso, estarão participando convidados de diferentes partes do mundo:  Bolívia, Estados Unidos, Londres, Japão e Austrália, contemplando os cinco continentes.

O evento aberto ao público começa às 19 horas e quem quiser assistir deve clicar neste link

    http://unasp.ga/admht

Dia 25 – Luto e perdas durante a pandemia

Convite do evento gratuito do curso de psicologia.
Convite do evento do curso de psicologia.

O Curso de psicologia do UNASP Campus Hortolândia também preparou uma aula aberta a comunidade para encerrar o semestre Psicologia. Pensando no momento que todos estão passando, eles convidaram a psicóloga Gabriella Pessoa para falar sobre Luto e perdas em tempos de pandemia.

A coordenadora do curso de psicologia do UNASP Hortolândia, Jessica Sousa Silva, explica o objetivo da palestra. “Nossa ideia é oferecer este momento de reflexão para os alunos e comunidade, a fim de atender as necessidades atuais, de lidar com tamanhas perdas e luto no processo da pandemia que estamos vivendo”.

O evento estará disponível no dia 25, às 19 horas, neste link.

Veja mais