Palestrantes nacionais e internacionais participam de encerramento do semestre na graduação

Acontece no Unasp

Escrito por

Glória Barreto

Publicado em

24 jun 2020

Um dos diferenciais que estamos presenciando nas aulas remotas da graduação durante a quarentena, é a oportunidade contar com a participação de diversos palestrantes do Brasil e do mundo. Tais convites que antes não eram possíveis, devido a disponibilidade do convidado ou em função de custos de deslocamento, agora agregam muito conhecimento prático e valoroso conteúdo técnico e teórico. E para fechar esse novo formato em grande estilo, nesta última semana de aulas da graduação, o UNASP também convidou alguns profissionais nacionais e internacionais, para falarem para os alunos. Algumas palestras também estarão abertas a comunidade, confira os temas, as datas e horários e participe!

Dia 21 –  Alfabetização em foco: práticas pedagógicas cotidianas

Arte de divulgação do Webinar do curso de pedagogia.

No último domingo os cursos de pedagogia dos campi UNASP e o curso de pós-graduação em alfabetização e letramento estiveram envolvidos em um Webinar com o propósito de discutir as questões que permeiam o cotidiano escolar do professor alfabetizador, com ênfase nos desafios enfrentados em sala de aula e nas possibilidades de atuação e de aprendizagem das crianças.

De acordo com a coordenadora do curso de Pedagogia do UNASP Vila Matilde, Dayse Karoline Carvalho, participaram do evento coordenadores e professores da educação infantil e séries iniciais de diversas escolas e os estudantes de Pedagogia. “Tivemos cerca de 500 pessoas participando. Recebemos muitas perguntas de professores e coordenadores de escolas, todos buscando auxílio para melhor atuar junto às crianças em processo de alfabetização”, descreveu Dayse.

Entre os convidados estiveram a Profª Dra. Sandra Puliezi que apresentou sua trajetória enquanto professora alfabetizadora e abordou temas tais como: consciência fonológica, fonêmica e contribuições às práticas pedagógicas cotidianas. O Prof. Dr. Renan de Almeida Sargiani, que mostrou o panorama da Alfabetização no Brasil bem como a Política Nacional de Alfabetização. O tema central da sua palestra foi:   Ciência Cognitiva da leitura: como promover a alfabetização em tempos de pandemia. E a Profª. Dra. Maria Regina Maluf, que falou sobre como minimizar os impactos da pandemia na alfabetização das crianças e as possibilidades de ensino e aprendizagem.

Dia 25 – A Expectativa: Novo Mundo Pós-Pandemia

Convite do evento do curso de administração.
Convite do evento do curso de administração.

O curso de administração vai apresentar uma última LIVE do curso, na próxima quinta-feira, 25 de junho às 19 horas. A aula será aberta para todos os alunos do UNASP e interessados que buscam entender como se dará o desdobramento financeiro, administrativo e acadêmico do Brasil e do mundo após a pandemia da Covid-19.

“No início do evento teremos um primeiro bloco com a presença do ex-ministro da saúde, Ricardo Barros, que também é empresário e tem muito conhecimento para agregar ao nosso evento. Ele vai falar sobre o pós-epidemia no mundo empresarial. Quais as estratégias que os empresários, empresas e universidades estarão utilizando nos próximos meses”, relata o coordenador do curso de administração do UNASP Hortolândia, Alex Landim.

O coordenador conta que no segundo bloco vai trazer uma visão pós-pandemia a nível mundial, com convidados explicando a expectativa de retomada da economia e apresentando a realidade que estão vivenciando em seu país. Para isso, estarão participando convidados de diferentes partes do mundo:  Bolívia, Estados Unidos, Londres, Japão e Austrália, contemplando os cinco continentes.

O evento aberto ao público começa às 19 horas e quem quiser assistir deve clicar neste link

    http://unasp.ga/admht

Dia 25 – Luto e perdas durante a pandemia

Convite do evento gratuito do curso de psicologia.
Convite do evento do curso de psicologia.

O Curso de psicologia do UNASP Campus Hortolândia também preparou uma aula aberta a comunidade para encerrar o semestre Psicologia. Pensando no momento que todos estão passando, eles convidaram a psicóloga Gabriella Pessoa para falar sobre Luto e perdas em tempos de pandemia.

A coordenadora do curso de psicologia do UNASP Hortolândia, Jessica Sousa Silva, explica o objetivo da palestra. “Nossa ideia é oferecer este momento de reflexão para os alunos e comunidade, a fim de atender as necessidades atuais, de lidar com tamanhas perdas e luto no processo da pandemia que estamos vivendo”.

O evento estará disponível no dia 25, às 19 horas, neste link.