Acontece no UNASP

Palestra online mostra a importância da Nutrição Esportiva

O curso de Nutrição do UNASP promoveu uma palestra sobre Nutrição Esportiva, na última semana (6). Antes de tudo, a coordenadora do curso conduziu o evento online, dando a palavra à dra. Luciana Rossi em seguida. Logo depois, a palestrante falou sobre a atuação do nutricionista no esporte e sobre a importância da Nutrição Esportiva. […]

Texto: Aira Annoroso

Dra. Luciana Rossi, nutricionista da Federação Paulista de Karatê Olímpico e pesquisadora, durante a palestra online.

O curso de Nutrição do UNASP promoveu uma palestra sobre Nutrição Esportiva, na última semana (6). Antes de tudo, a coordenadora do curso conduziu o evento online, dando a palavra à dra. Luciana Rossi em seguida. Logo depois, a palestrante falou sobre a atuação do nutricionista no esporte e sobre a importância da Nutrição Esportiva. A programação contou com a participação dos alunos, professores do curso e interessados na área.

Primeiramente, a doutora apresentou sua trajetória na carreira. A princípio, ela exerceu sua profissão de maneira prática, mas sempre junto com a teoria. Atualmente é nutricionista da Federação Paulista de Karatê Olímpico, mas também é pesquisadora, tendo mestrado, doutorado e pós-doutorado na área.

Luciana explicou a mudança e a diferença do “fitness” e do “wellness”. “Uma das coisas que mudou desde a época que me formei, é ver o nutricionista não como alguém que modela corpos (fitness), mas como alguém que está participando da qualidade de vida do indivíduo (wellness)”, disse. Os termos foram, inclusive, tema da sua dissertação de mestrado. Além disso, mostrou como é o trabalho do nutricionista esportivo no dia a dia, e as diferentes formas de como ele pode atuar.

A palestra foi gravada, podendo ser assistida aqui.

IMPORTÂNCIA DA NUTRIÇÃO ESPORTIVA

Para a coordenadora do curso de Nutrição, Evellin Müller, a alimentação e a atividade física formam uma dupla perfeita para a promoção da saúde. “Também melhora a performance do indivíduo através da alimentação adequada e respeitosa quanto aos aspectos culturais, econômicos e individuais”, completou. De acordo com ela, a nutrição na área do esporte e da atividade física é uma área de atuação com grande ascensão.

Do mesmo modo, segundo Evellin, oportunidades de ter contato e aprender com profissionais como a Dra. Luciana Rossi são importantes. Além de ter uma educação continuada para os alunos, há e aperfeiçoamento profissional para os professores.

Saiba mais sobre o curso de Nutrição do UNASP:

Veja mais