Acontece no UNASP

Palestra na Semana Jurídica aborda tema sobre a Receita Federal

No ano de 2018 a Receita Federal comemora 50 anos no combate a sonegação de impostosEm 20 de Em novembro de 1968 foi instituída por meio do Decreto n° 63.659 a Secretaria da Receita Federal. Neste ano a Receita Federal completa 50 de anos de eficiência e evolução no combate à sonegação, contrabando e outros […]

Texto: Cleidiane Araújo

No ano de 2018 a Receita Federal comemora 50 anos no combate a sonegação de impostosEm 20 de

Em novembro de 1968 foi instituída por meio do Decreto n° 63.659 a Secretaria da Receita Federal. Neste ano a Receita Federal completa 50 de anos de eficiência e evolução no combate à sonegação, contrabando e outros ilícitos. O órgão é responsável por planejar, coordenar, supervisionar, executar, controlar e avaliar as atividades de administração tributária federal.

O terceiro dia da semana jurídica no centro universitário de São Paulo (Unasp), campus Engenheiro Coelho, o palestrante André Dalle, delegado da Receita Federal da delegacia de Limeira/SP abordou o papel e a contribuição da Receita Federal para o desenvolvimento de um país e a importância dos tributos para atender na medida do possível as necessidades básicas da população. Estas ações podem ser realizadas por meio de projetos relacionados a educação, infraestrutura, segurança, saúde etc. “A tributação do Brasil é fundamental para promover uma sociedade mais justa e mais equânime”, ressalta o delegado.

Dalle também enfatizou a importância de conscientizar e educar a sociedade a respeito da cobrança de impostos. “Muitos brasileiros tem a ideia de que pagar impostos é algo ruim. No entanto buscamos por meio de projetos sociais, conscientizar jovens e crianças que pagar imposto é algo necessário para o desenvolvimento de um país”, ressalva. Durante sua palestra Dalle também explicou sobre o avanço tecnológico no sistema da Receita Federal e como isso tem contribuído para o bem-estar da sociedade.

Para o coordenador do curso de Direito do Unasp, Carlos Hees, o tema abordado pelo palestrante é extremamente recorrente, pois afeta a vida dos cidadãos.  “O objetivo da palestra é mostrar aos estudantes as atualidades, peculiaridade e curiosidade na área do direito tributário e da Receita Federal, além de proporcionar aos alunos conhecimentos de como funciona o trabalho desse órgão”, afirma.

Veja mais