Cultura e Ciência

Palestra apresenta 5 passos para estudar nos EUA

Evento do Hich School Unasp apresenta aos alunos “5 passos para estudar nos Estados Unidos”

Texto: Glória Barreto

Palestra via Docs.Google.
Palestra on-line explica os “5 passos para estudar nos Estados Unidos”

“5 passos para estudar nos Estados Unidos” esse foi o tema da palestra que aconteceu na última sexta, 10 de julho, em um encontro organizado pelo High School do UNASP Hortolândia. A reunião contou com a presença da EducationUSA, a participação dos coordenadores e professores do Griggs American High School, os pais e estudantes do High School dos três campi Unasp, reunindo um total de 120 pessoas.

O EducationUSA é uma rede global de Centros de Orientação do Departamento de Estado Americano. No Brasil, existem 40 centros EducationUSA que têm a missão de facilitar o acesso a informações precisas, abrangentes e atualizadas sobre como estudar nos EUA.

A palestra aconteceu na plataforma Docs.Google, onde os “education advisors” (conselheiros educacionais) explicaram os “5 passos para estudar nos Estados Unidos”.  A palestra foi regida pelas orientadoras Vitoria Lopes, Luana Casagrande, abordando temas como qualificação, escolha de universidade, processo burocrático e legal e busca por bolsas de estudo.

5 passos para estudar nos EUA

Arte da palestra: 5 passos para estudar no EUA.
Arte da palestra: 5 passos para estudar no EUA.

De acordo com o professor do High School UNASP Hortolândia, Samuel Antunes, “o encontro foi o início de uma parceria do High School Unasp e a EducationUSA para auxiliar os alunos interessados, a entender os passos necessários para entrarem em uma universidade nos Estados Unidos”.

Motivação para estudantes

A estudante Lana Dourado, que terminou o High School em 2019, participou da reunião e conta que a palestra abriu seus olhos para oportunidades de estudar no exterior. “Eles nos deram a informação de que é possível estudar em outro país com bolsa de estudos, porque muitos alunos tem o sonho de estudar fora do Brasil mas não tem condições financeiras para isso. Então com esta palestra pude aprender alguns passos de como ingressar em uma universidade em outro país e como adquirir uma bolsa de estudos”, relatou Lana.

“O que eu mais achei interessante na palestra foi o fato de que todos os alunos podem, se quiserem e se esforçarem por isso, estudar numa boa faculdade nos Estados Unidos. Na palestra do EducationUSA foi mostrado 3 exemplos de brasileiros que foram estudar no exterior, sendo que dois deles eram em universidades famosas e um aluno ainda conseguiu bolsa de 100% no MIT. Então, a oportunidade está aí, é só correr atrás dela que é possível”, destacou o estudante, Pedro Manso, que cursa o 3° Semestre do High School no Unasp Hortolândia.

Veja mais