Não Classificado

Oficina Culinária tem foco na prevenção de doenças

O Curso de Nutrição do Unasp campus São Paulo realizou, no dia 23 de março, uma oficina de preparo de alimentos com foco na prevenção de doenças através de hábitos alimentares. Essas oficinas têm como público alvo a comunidade, mas também atende os universitários. Desta vez, além dos alunos de Nutrição, participaram estudantes dos cursos […]

Texto: Redação

O Curso de Nutrição do Unasp campus São Paulo realizou, no dia 23 de março, uma oficina de preparo de alimentos com foco na prevenção de doenças através de hábitos alimentares. Essas oficinas têm como público alvo a comunidade, mas também atende os universitários. Desta vez, além dos alunos de Nutrição, participaram estudantes dos cursos de Fisioterapia e Pedagogia.

“A Oficina Culinária é uma oportunidade que não só os alunos, mas a comunidade, em geral, também tem, de entrar em contato com o ambiente de preparo de alimentos. Praticando técnicas ligadas tanto à manipulação dos alimentos quanto à higiene e ao processamento dos alimentos em termos culinários e caseiros”, explica Marcia Martins, coordenadora do Curso de Nutrição do Unasp SP.

Ao observarem as enfermidades de pacientes durante o estágio supervisionado, as estudantes Nívia Morais e Leticia Carvalho, que estão concluindo o Curso de Nutrição, tiveram a iniciativa de organizar a primeira Oficina Culinária de 2014, tendo como tema a prevenção de doenças através da alimentação saudável.
“O maior objetivo da Oficina Culinária foi a conscientização, tanto dos alunos quanto dos pacientes que participaram da oficina, para prevenir doenças através dos hábitos alimentares”, contou Nívia.

Segundo a professora do Curso de Nutrição, Glaucia Berrizzelli, a Oficina Culinária é muito importante, pois, além de ensinar as pessoas a lidarem com o alimento, também contribui para a vida profissional dos estudantes. “Quando a pessoa prepara o alimento, ela tem mais vontade de comer. Acredito que isso seja um instrumento de educação nutricional muito bom. Isso é importante para que os alunos aprendam, porque depois eles irão reproduzir com a comunidade com maior autoridade quando profissionais formandos”, destacou.

A estudante do primeiro ano do Curso de Fisioterapia do Unasp SP, Lilya Nayara Mesquita, acredita que a oficina contribuirá tanto para fins pessoais quanto para sua vida profissional. “Como eu não como carne, quanto mais pratos diversificados para mim, melhor. Por isso, vi uma oportunidade para ampliar o meu conhecimento de receitas vegetarianas. Eu acredito que a oficina irá contribuir para minha vida profissional, também, porque eu sempre irei indicar uma alimentação saudável”, afirmou.

A Oficina Culinária é um dos projetos de Extensão Universitária do Unasp SP. Cada nova oficina recebe pessoas interessadas em aprender e produzir uma alimentação nutritiva, saudável e saborosa para suas famílias.

“A oficina não vai proporcionar uma experiência industrial, mas irá proporcionar o processamento doméstico de alimentos e preparações culinárias do modo mais simples e saudável possível”, ressaltou Marcia.

por Mateus Fernandes

Veja mais