Impacto Social

Nutricionista do Unasp-SP participa de programa de televisão

Foi ao ar na última sexta-feira (23) o programa Em Discussão, da TV Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo), sobre obesidade. O nutricionista do ambulatório de Nutrição do Unasp São Paulo, tutor das disciplinas de Metodologia da Pesquisa (cursos de Saúde) e Alimentos: Propriedades e Aplicação Dietética (curso de Nutrição), e mestrando em Promoção da […]

Texto: Aira Annoroso

Nutricionista do Unasp-SP, Narcisio Rios, durante programa Em Discussão.

Foi ao ar na última sexta-feira (23) o programa Em Discussão, da TV Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo), sobre obesidade. O nutricionista do ambulatório de Nutrição do Unasp São Paulo, tutor das disciplinas de Metodologia da Pesquisa (cursos de Saúde) e Alimentos: Propriedades e Aplicação Dietética (curso de Nutrição), e mestrando em Promoção da Saúde pela instituição, Narcisio Rios, participou como entrevistado. Durante o programa, Narcisio divulgou o questionário Q8RN, que foi elaborado pelo grupo de pesquisa do Mestrado em Promoção da Saúde do Unasp-SP.

Questionário Q8RN

Segundo o nutricionista, Q8RN é um questionário elaborado pelo grupo REIS – Religiosidade, Espiritualidade e Integralidade na Saúde. Para ele, é um instrumento validado para a avaliação de um estilo de vida saudável para a prevenção e tratamento da obesidade.

Há duas versões do questionário, uma para adultos e outra para adolescentes. Ao finalizar as respostas, o indivíduo recebe recomendações, que podem servir também de incentivo para que o mesmo procure profissionais para ajudá-lo com a mudança do estilo de vida.

Você pode acessar o questionário aqui.

Nutricionista Narcisio Rios, apresentador Luciano Teixeira, cirurgião do aparelho digestivo Luiz Vicente Berti e o criador digital Léo Andrade.

Obesidade

A obesidade tem aumentado cada vez mais. Segundo a Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel 2018), divulgada em julho deste ano pelo Ministério da Saúde, a taxa de obesidade no país passou de 11,8% para 19,8%, entre 2006 e 2018.

Narcisio afirma que diversos fatores como psicológico, social, cultural contribuem para que um indivíduo se torne obeso. Então, o profissional da nutrição procura conhecer os hábitos que o paciente tem durante a consulta, para então construir uma consciência nutricional nele e começarem as mudanças na alimentação.  Além disso, o nutricionista consegue fazer recomendações que vão de encontro a rotina e hábitos do paciente. Narcisio ressalta que pequenas mudanças podem trazer grandes benefícios.

Veja mais