Acontece no UNASP

Novos colaboradores são recebidos com evento de integração inédito

O UNASP realizou um evento de integração inédito na instituição para os novos colaboradores. O evento ocorreu no auditório da reitoria e contou com a participação dos lideres de cada setor.

Texto: Caroline Belotto

A gestão do Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP) realizou, na terça (03), um evento de integração dos novos colaboradores da reitoria. Puderam participar todos aqueles que começaram a trabalhar entre o período de janeiro a julho deste ano, aproximadamente 50 participantes. A integração aconteceu no auditório da reitoria com palestras de membros da diretoria, cerimônia de entrega de crachás e dedicação, coffee break e uma visita guiada para conhecer as instalações do campus.

O UNASP já realiza o processo de integração há alguns anos, porém este formato é inédito e a expectativa é de que se torne uma rotina mensal. Ao assistir as palestras, os participantes puderam ter uma compreensão maior sobre o funcionamento dos setores da empresa, receberam orientações de conduta profissional e conheceram mais sobre a cultura organizacional, as diretrizes institucionais e a história da empresa. Entre os temas abordados estão o Planejamento Estratégico da Visão 2030, apresentado pelo professor  Luiz Henrique, Competitividade e Solidez Financeira, com o vice-reitor administrativo Telson Vargas, Leis Gerais de Proteção de Dados (LGPD) e Manual de Ética, ministrado pelo doutor Misael Barreto.

Novos colaboradores e lideres do UNASP no evento de integração

No evento, o reitor doutor Martin Kuhn apresentou a história do UNASP e mencionou a escrita na placa da instituição que diz: “Aqui será erguida uma Universidade Adventista para a educação e salvação de jovens e para o engrandecimento da pátria”. O reitor acredita que o evento é uma oportunidade de mostrar as múltiplas dimensões nas áreas de atuação, as origens e os rumos, para que cada indivíduo saiba qual é o seu papel e de que forma a sua área, a sua habilidade, o talento que Deus lhe deu contribui para o planejamento estratégico na Visão 2030, de se tornar uma universidade. 

“Apresentar a este indivíduo a visão da eternidade, da preparação para o serviço e o cumprimento da missão que está na nossa placa. Todos os setores sem exceção, seja na educação, na manutenção ou na gestão, trabalham para cumprir o planejamento estratégico e a missão da instituição”, conclui.

Karla Cristina Souza, diretora de Recursos Humanos, explica que o programa de integração é um sonho antigo, compartilhado desde os pioneiros até os líderes atuais. O objetivo de implantar esse programa é fazer com que todo colaborador seja bem recebido e que entenda a importância de participar de uma empresa que preza pela qualidade nos serviços com ênfase na missão e na solidez financeira. Essa primeira edição envolveu inicialmente apenas colaboradores da reitoria e alguns de Engenheiro Coelho, mas de acordo com a coordenadora, nas próximas edições todos os novos funcionários dos outros campi participarão, sendo recebidos como novos membros da família UNASP. 

“Idealizamos esse programa de integração não apenas contemplando o primeiro dia de trabalho do novo servidor, mas principalmente coordenando todo esse período inicial de adaptação, de conhecimento e propiciando a este as melhores condições para que ele possa desempenhar as suas atribuições da melhor forma”, revela. Karla explica ainda que ele será direcionado pelo seu líder no seu setor, que terá a descrição de cargo, chamada de perfil estruturado por competência, do novo colaborador para nortear suas atividades e desenvolver um treinamento técnico para a realização do trabalho. Além disso, a expectativa é de implantar um processo avaliativo de acompanhamento no período de experiência.

Integração para todos os campi 

Além dos funcionários da reitoria, os novos colaboradores de todos os campi também participarão de integrações como esta. E para os funcionários que já trabalham há mais tempo, foi montado um cronograma de integração que será realizado através de encontros de capacitação, para que passem por um processo de reciclagem com apresentação da missão,  planejamento estratégico e as novas diretrizes do UNASP. 

A funcionária Mahynara Souza, recepcionista, já trabalhou em outros lugares e conta que nunca passou por um processo de integração como esse. Para Mahynara, a experiência foi bem positiva, pois gostou muito de conhecer todo o campus e de, não só conhecer a história da empresa, como também se sentir parte dela. “Eu acredito que a importância da integração, como colaboradora, é justamente eu poder ter um embasamento, um conhecimento melhor para poder exercer minhas atividades. Apesar de ter experiência na minha área em outros lugares, o UNASP tem uma história, uma filosofia e uma cultura e isso foi passado para mim, o que é fantástico”, afirma.

Novos colaboradores e liderança em frente a reitoria

Veja mais